Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

quinta-feira, 14 de junho de 2012

VALE EUROPEU - SEGUNDA EDIÇÃO


Olá Galera
Terça feira à noite, toca o telefone de casa, Rogério Bortolon Silva me convida para irmos a Timbó para um pedal na quinta feira, o primo dele João Vicente B. Silva e Lucio estavam indo para um pedal e queriam a presença do Rogério.
- Amanhã te envio o material que eles me enviaram pelo email, disse o Rogério.
No outro dia a minha suspeita se confirmou, saindo de Timbó era mesmo o Vale Europeu.
Foi uma correria, quarta-feira às 18h40min partimos para Timbó. Como teríamos um carro de apoio eu levei todas as opções de roupa possíveis, e não levei os alforjes.
Remendos, camara, gancheira, chave de corrente, cabos, chaves Allen, lubrificante, varal de roupa, géis e etc. 
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
A bike revisada, lavada pronta para o passeio.
Na quinta-feira cedo estava a galera de Floripa e nós, daí minha outra suspeita se confirmou, a ideia era fazer os sete dias em três, quem já andou lá sabe, era casca grossa.
Depois de um café reforçado, fomos pegar o passaporte, roteiro e considerações gerais. De cara eu que sou meio desligado já levei o pessoal para o lado errado, depois de uns 10 km tivemos que voltar ao inicio. Chegamos ao final do primeiro dia de roteiro, que é Pomerode ao meio dia (43 km dificuldade três), pegamos mantimentos em um mercado, almoçamos ali mesmo,  e partimos para o segundo dia.
Ali pelas 16h30min estávamos em Indaial (40 km dificuldade 1), chegamos já noite em Rodeio depois de 27 km, o frio e cansaço foram amenizados com vinhos excelentes proporcionados pelo João, e um ótimo jantar, em uma casa de massa.
Neste lugar aqui, no verão foi nosso primeiro banho.
Nesta noite, depois do jantar, quando chegamos na pousada a a turma que era do Paraná e estavam sendo conduzido por uma equipe de promoção de passeios, tiveram a relação de marchas de todas as bikes lavadas com querosene e depois com água e sabão, já eram mais de 23 h, num frio.
A pousada, que era uma casa de casal de idosos ,fez uma ótima acolhida, eles  alugam quartos para ciclistas e caminhantes, que  inclusive encontramos pelo caminho, depois de nossa partida, onze deles estariam sendo recepcionados na pousada na noite seguinte.
Depois do gostoso café e passaportes carimbados partimos para Doutor Pedrinho (41 km dificuldade 5), de cara 8 km de subida, saindo 80 mts até 700 mts de altitude.

Um dos momentos mais marcantes para mim desta vez foi encontrar o Sr Paulo, ele foi que fez mais de 40 anjos que distribuiu na região, fez também um centro com eles e mais um Jesus de uns 8 metros de altura, plantou mais de 8 km de hortências, e o mais importante, nos deu uma lição de vida, acreditando num ser supremo, tem certeza de ter cumprido a missão a ele destinada. Eu e o Rogério que chegamos ali e ficamos esperando nossos colegas chegarem, ficamos impressionado, com este senhor simples, mas que visitou varios paises da Europa, Asia e Africa.
 

 Não fizemos o opcional para ver a cachoeira do Zinco, nem paramos na Igreja Enxamel. No final a Prefeitura estava fechada, portanto não carimbamos nosso passaporte, nesta cidade, fica um hotel muito legal que paramos em 2010, a Bela Pousada, uma linda vista para o vale, nesta vez, por não ser temporada da colheita do arroz, os vales não estavam tão bonitos, sem aquele verde maravilhoso.
Mais 35 km com dificuldade 4, e muito sofrimento, joelho doendo, noite escura, num trecho de reserva ambiental chegamos a Alto Cedro.
Hospedamos-nos Lindner Hof Hotel.  Aqui vale um registro, este hotel em 2010 há poucos meses tinha inaugurado muito bonito, teve um belo jantar, mas desta vez muita coisa falhou. O banho foi gelado, para quem tinha passado maus bocados, foi bem difícil, o proprietário alheio a tudo e muito mal humorado fez varias grosserias, a comida além de ser pouca, estava bem fraca, o café da manhã, teve sucos e iogurte vindo aos poucos, para uma diária de R$ 125,00 por pessoa...
No terceiro dia nosso de pedal, estávamos indo para o sexto dia do roteiro 46 km dificuldade 4, fizemos o Rio dos Cedros, (Alto Cedro – Palmeiras). 


Finalizando Rio dos Cedros – Timbó, este o sétimo e ultimo dia com 53 km e dificuldade 3.
Mas o Joelho meu e do Rogério estava incomodando muito, sem falar que o banco tinha judiado do sentante. O João também estava estafado, sómente o Lucio esnobava saúde.
Uma coisa eu posso dizer, neste ritmo não vale a pena, da para fazer mais fácil em 4 dias, descansando na Bela Pousada em Doutor Pedrinho e no outro dia indo para Alto Cedro.
No mais para mim foi um recordar, e não sei se é melhor no inverno ou verão, pois com temperatura amena é ótimo para pedalar, mas tomar banho nos riachos e cachoeiras como no verão de 2010...
Agradecimentos ao João, Lucio, Rogério e Luiz Carlos (carro de apoio).

Veja todas as fotos aqui.   Clique nas fotos para ampliar.
Até a próxima.

3 comentários:

  1. Bahhh X. Longhi!!!! Sem palavras....
    Abçs
    Kiko

    ResponderExcluir
  2. Valeu Xyko, pena foi a correria. Já estou convidando a turma: no próximo Carnaval pretendo fazer o Vale Europeu novamente, vale a pena mesmo. Para quem nunca foi vai um aviso: as reservas e inscrições devem ser feitas no mês de dezembro, pois por ser no verão é muito procurado por ciclistas de todo o Brasil. Um abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Valeu! O passeio pelo Vale Europeu vale um repeteco! Ainda mais com carro de apoio. Apesar dos percalços deve ter sido um ótimo ciclo turismo! Acho que devermos voltar!

    ResponderExcluir

nome
email