Serra do Corvo Branco

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quarta-feira, 14 de abril de 2010

REGULAGEM CAMBIO TRASEIRO

CAMBIO TRASEIRO
CAMBIO DIANTEIRO

CAMBIO TRASEIRO

Hoje em dia o câmbio tornou-se num dos mais importantes componentes numa bicicleta. Para tirar todo o proveito e divertimento da sua pedalada, o câmbio deve estar perfeitamente regulado e para isso é necessário que saiba como lidar com os desviadores. Difícil?! Menos do que parece...


As bicicletas têm normalmente dois desviadores, um para mover a corrente entre as três coroas dianteiras, que é usualmente fixo na parte inferior do tubo de selim, e outro que efetua as passagens da corrente entre as catracas traseiras e que ao mesmo tempo estica a corrente, o chamado desviador que é fixo na ponteira do quadro, junto ao eixo da roda traseira.


Ter o câmbio bem ajustado não passa só por regular os afinadores que dão tensão aos cabos, passa também pela correta afinação dos próprios desviadores, já que ambos dispõem de parafusos de regulagem.


O câmbio dianteiro tem dois parafusos que servem para regular o curso do desviador. Um deles regula o desviador para que não deixe a corrente cair fora da coroa menor e o outro parafuso impedirá que a corrente caia fora da coroa maior.


No desviador traseiro vamos encontrar o mesmo mecanismo que vai servir para que a corrente não caia para o espaço entre a última catraca ou entre a primeira catraca e o quadro, e ainda um terceiro parafuso que serve para afastar a roldana superior do desviador da catraca grande traseira quando a marcha mais leve é utilizada, pois em alguns cassetes a catraca maior tem mais dentes que outros.


Para começar a afinação do câmbio devemos colocar a bicicleta num suporte de modo que possamos girar o pedal sem que a mesma bata no suporte.

Dica: Para quem não tem o suporte específico para isso, poderá improvisar pendurando a traseira da bike em uma madeira (cabo de vassoura, por exemplo) apoiada em duas cadeiras.

Os desviadores vêm de fábrica com uma pré-afinação que dá para girar o cabo de mudanças. A primeira coisa que vamos fazer é pôr as marchas para funcionar corretamente.
Vamos começar pelo câmbio traseiro:


Para ajustar o ponto morto inferior do desviador - o lugar em que o desviador vai parar no sentido descendente - colocamos a corrente na catraca menor e apertamos o parafuso que regula o batente inferior até que a roldana do desviador fique alinhada com a catraca menor.


Para ver se a regulagem está correta, girando-se os pedais, sobe-se uma marcha e torna-se a descê-la. A marcha tem de entrar sem esforço na catraca menor. Se não entrar temos que desapertar o parafuso que apertamos previamente e repetir esta ação até que a última marcha entre sem esforço. Com o ponto morto inferior afinado passamos para o ponto morto superior.


Vamos colocar a corrente na catraca maior. A roldana do desviador deve estar em linha com a catraca maior. Se ela não chegar na última catraca tem-se que desapertar o segundo parafuso. Com a corrente na última catraca temos agora que pressionar o shifter que sobe as marchas para ver se a corrente passa para lá da última catraca. É necessário afinar o parafuso até que a marcha entre sem esforço e não saia para fora da cassete.


Para regular o câmbio dianteiro siga os mesmos princípios da regulagem do câmbio traseiro, nunca esquecendo que a corrente não tocar na caixa do desviador.

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