HORARIOS E SAIDAS PEDAL NA NOITE QUARTAS FEIRAS 19:30 HS SABADO TRILHAS 15:00H SAIDA PRAÇA DA MAE
Marcadores
AUDAX
(53)
CAPE EPIC
(18)
CAUSOS
(5)
CICLOTURISMO
(121)
Costa Verde e Mar
(2)
CURIOSIDADES
(56)
DICAS
(44)
EVENTOS
(22)
FOTOS
(27)
MANUTENÇÃO
(6)
NOTICIAS
(358)
PEDAL NA NOITE
(142)
Tour de France
(14)
TREINO
(10)
TRILHAS
(285)
VALE EUROPEU
(11)
VIDEOS DICAS
(20)
VIDEOS FORA DA CASA
(86)
Serra do Corvo Branco
quinta-feira, 17 de maio de 2012
PEDALANDO NO FRIO
Entre os meses de abril e setembro, a temperatura em algumas regiões do Brasil caem bastante, principalmente nos Estados do sul do país.
Se vestidos de maneira correta, pedalar em dias de frio pode ser uma atividade prazerosa.
Veja abaixo algumas dicas antes de encarar o frio:
* Em temperaturas inferiores a 10 graus centígrados é aconselhado o uso de leggings de lycra. Manter as pernas e joelhos aquecidos evita lesões.
* Para manter o corpo aquecido use várias camadas de roupas. Comece sempre por uma camiseta de algodão, que pode ser de manga comprida ou curta, dependendo das condições do tempo.
* Se estiver muito frio (menos de 10º C) vista uma blusa de lã fina sobre a camiseta e em seguida vista sua camisa de ciclismo, de manga longa. No caso de estar ventando vista sobre a camisa de ciclismo uma jaqueta corta-vento, também conhecidas como Windstopper, feitas em nylon ou Goretex. Contole a temperatura do corpo abrindo ou fechando o zíper.
* Mantenha os pés aquecidos usando meias de lã. Existem no mercado umas polainas para vestir sobre as sapatilhas, funcionam muito bem. Aantes de vestir as meias, borrife nos pés um pouco de desodorante, vai ajudar a mantê-los aquecidos.
* Use protetor labial para proteger os lábios de ressecamento.
* Luvas de dedo longo evitam que suas mãos percam a sensibilidade em dias frios.
* Algumas folhas de jornal por baixo da camisa manga longa ajudam a quebrar o vento e a manter o corpo aquecido. Com o aumento da temperatura ambiente, você pode dispensar o jornal no lixo.
* Há no mercado algumas peças que se chamam de “manguitos”, que são mangas falsas que se colocam nos braços, fazendo a vez das mangas compridas. Os “pernitos” fazem a vez de calças compridas. A vantagem dessas peças de vestuário está na praticidade. Assim que a temperatura se elevar, o ciclista pode retirar essas roupas.
* Não se exagere no uso das roupas quentes. Pedale por cerca de 2 km, se perceber que está aquecido demais, volte para casa e retire o agasalho. Se passar frio não é bom, vestir muita roupa quente também vai atrapalhar o conforto na pedalada. O ideal é começar a pedalada com a sensação de um poquinho de frio.
* Alongue-se e aqueça-se bem antes de pedalar para valer. Lembre-se que na época de frio existe uma maior possibilidade de ocorrer lesões musculares.
DICA: As jaquetas corta-vento são muito eficientes e além de manterem o ciclista aquecido, é resistente à água e mantém o corpo do ciclista seco
Pedalar no frio pode ser melhor do que no calor, principalmente para longos trechos ou para atletas que precisam de muita oxigenação, sprinters. Com o frio aumenta a concentração de oxigênio na atmosfera, com ou sem umidade, e nesse ponto começam os problemas. Sem umidade, o vento corta ou queima. Com umidade, o vento congela.
De acordo com as explicações do Dr. Fabrício Monteiro, médico imunologista da Cia do Adolescente & Família, de Brasília, o frio inverte o funcionamento do metabolismo, desacelerando procedimentos como digestão ou sudorese. “Praticar atividade física pela manhã é uma forma de ativar o cérebro e o corpo para que comecem a trabalhar com mais disposição. Quem o faz tem como resultado adicional à redução da preguiça durante o dia”, descreve o médico.
Quem não quer ganhar peso deve redobrar a atenção, pois, para equilibrar a temperatura corporal pode-se cair na tentação de incrementar a dieta com alimentos hiper-calóricos. “O risco é chegar à primavera acima do peso e com dificuldades para vencer o sedentarismo”, destaca Dr. Fabrício. “O inverno tem seu charme e elegância e pode ser desfrutado de maneira saudável ”, sintetiza o imunologista.
Com alguns procedimentos de antecipação, a pedalada no frio só fica melhor. Veja as dicas, tiradas do site MTB Notícias, do Rio Grande do Sul, onde o frio é amigo do ciclista, de tanto tempo que convivem.
Quando está frio? - Para pedalar no frio é preciso ter uma noção mínima de meteorologia, e ao menos prestar a atenção na previsão do tempo, coisas simples do tipo: Você vai pedalar 100 km em um dia e no trajeto a ser realizado vai subir a serra, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Pense nisto antes de sair, no momento de escolher a roupa a utilizar.
Para estas dicas considera-se fria a temperatura de -4 até 12 graus. Acima de 12 graus já não é mais tão frio, dependendo do local onde você se encontra. Por exemplo, no alto de uma montanha com muito vento você pode sentir muito frio com 12 graus de temperatura.
Aquecimento - Exercícios de alongamento por um período de aproximadamente 10 minutos, dando maior ênfase para os membros inferiores. Alongue principalmente as pernas e a lombar; Pedale os primeiros minutos em um ritmo leve aumente a intensidade das pedaladas gradativamente; Logo depois de pedalar alongue a musculatura mais uma vez.
Alimentos - Com o frio tem-se uma necessidade calórica maior para manter a temperatura do corpo, por isto uma alimentação saudável é muito importante! Aproveite a estação para comer frutas cítricas que contem uma quantidade maior de vitamina C. Em dia muito frio e seco é normal ocorrer o ressecamento dos lábios e a ingestão de vitamina C é importante para a recomposição dos tecidos o que ajuda a evitar este ressecamento. Para pedaladas longas, coma algumas barras de cereais e/ou barras energéticas durante o percurso. Não espere a fome chegar para ir repondo as energias. Após a pedalada uma xícara de chá ou leite quente sempre é bom para aquecer.
Proteção - O sol em dias frios também causa queimaduras, por isto o uso de protetor solar não deve ser esquecido; O ar muito frio causa ressecamento da pele por isto pode-se usar loção hidratante para as partes expostas do corpo; O ar gelado, próximo a zero grau, causa uma espécie de queimadura na pele, mesmo à noite, por isto nas partes expostas do corpo, por exemplo, o rosto, pode-se inclusive utilizar protetor solar, que geralmente funciona também como hidratante; Para evitar o ressecamento dos lábios deve-se utilizar creme ou óleo especial, o mais conhecido, barato e popular é conhecido como "Manteiga de Cacau" e é encontrado nas farmácias; O Ar seco, principalmente quando associado à poeira, causa ressecamento nos olhos, este é mais um motivo para o uso de óculos de proteção, evitar futuros problemas de visão. Quando respiramos o ar gelado é muito freqüente acontecer irritação na garganta, por isto o ideal é inspirar o ar pelo nariz e utilizar roupa que mantenha o pescoço protegido. Evite limpar os ouvidos em excesso. A cera formada nos ouvidos serve de proteção e somente o excesso deve ser limpo. Não confunda ouvido com orelha.
Ritmo de pedalada - Procure pedalar em um ritmo constante para manter-se aquecido; Procure parar somente quando é extremamente necessário, fique parado o menor tempo possível e de preferência pare em local mais protegido. Quando você está pedalando em um ritmo forte, principalmente em subidas, seu corpo fica mais aquecido, quando você para, seu corpo esfria, por isto, nas paradas e descidas longas coloque uma roupa mais quente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
nome
email