Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

sábado, 10 de outubro de 2009

PRINCIPIOS DO MOTORISTA

Máximo de 40 km/h nas ruas
A lei diz que em ruas mais tranquilas, mais estreitas, a velocidade máxima de um automóvel DEVE SER de 40 km/h. O respeito a esta lei é pré-requisito fundamental para o sucesso da filosofia Bike Na Rua. Um ciclista trafega normalmente entre 10 e 40 km/h. Acontecendo um choque entre ambos, o impacto resultante terá no mínimo 1 e no máximo 40 km/h, já com grandes chances de tornar-se um acidente grave. O velocímetro foi colocado bem a vista. Tenha o hábito de sempre controlar sua velocidade. Lembre-se: o ciclista tem a preferência do canto direito.

Ultrapassagem
Manter no mínimo 1 metro de distância ao ultrapassar uma bicicleta(A legislação de transito diz 1,5 mts). Um automóvel que passa muito próximo pode assustar o ciclista e causar um acidente. Se não houver espaço suficiente, espere um momento de maior segurança. Perceba as intenções do ciclista. Quase sempre não adianta ter pressa, o farol lá na frente pode estar fechado. Além disso, com motor é mais fácil retomar a velocidade do que pedalando.




Cruzamentos
Caso você encontre um ciclista que já tenha iniciado a passagem por um cruzamento ou rotatória, ceda a sua vez. A lei diz: cede a vez aquele que chega depois no cruzamento. Nunca devemos esquecer a covardia da força de um motor e um peso 80 vezes maior de um automóvel em relação a um ciclista ou pedestre.



Conversão
Ao fazer conversões à direita, verifique se não vai fechar um ciclista vindo de trás. Sendo assim, aguarde-o passar antes de continuar seu caminho. Procure perceber isto com antecedência, a preferência é do ciclista que não tem como frear se você cruzar-lhe a frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome
email