Serra do Corvo Branco

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quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PNEUS-PNEUS-PNEUS-PNEUS E PNEUS

OLA GALERA
Segue uma excelente reportagem sobre pneus, enviada pelo Fabio Hass. Valeu Fabio.

COMO NASCE UM PNEU?

Muitas pessoas devem imaginar que o nascimento de um novo pneu é um processo longo e demorado. E é. Mas o que muitos não sabem , é como surge a idéia para um novo desenho. De onde ela surge, quando e como uma boa idéia pode virar um novo conceito.

Você vai conhecer, como a Geax, um segmento Vittoria na Itália para pneus de MTB, faz para transformar uma simples idéia esboçada num pedaço de papel, em um novo pneu que passará a rodar pelo mundo afora entre passeios e competições.

1-A idéia para um novo pneu, pode surgir de várias formas diferentes: ás vezes, durante uma prova de MTB, conversando com atletas ou vendedores, pedalando ou simplesmente, tomando uma cerveja com bikers entusiastas. E quando ela surge, imediatamente é posta em um pedaço de papel antes que se perca.

2-Utilizando um software 3D, é construído um protótipo virtual para simulação do desenho do novo pneu. O programa permite dimensionar o desenho do novo protótipo até que se chegue nas proporções ideais.

3-O próximo passo é o preparo do molde em polímero para que se possa ’sentir’ os cravos e a partir daí, promover as alterações necessárias.

4-Depois de decidido o design do novo pneu (formato e espaçamento dos cravos), parte-se para o desenho tecnico, necessário para a criação do molde oficial.

5-'O molde oficial é o protótipo do novo pneu. Após alguns meses de testes, chega-se ao composto ideal para aquele tipo de pneu. Só aí então, é que o pneu é oficialmente apresentado ao público.


Como você pôde ver, não é tão simples assim o surgimento de um novo pneu. (Ou é).
Mas mesmo que a idéia surja de uma conversa entre amigos, ela precisa seguir várias etapas antes de ser efetivamente apresentada ao público final (bikers), pois depois de definido o desenho, há a necessidade de encontrar o melhor composto que atenderá às necessidades específicas para o qual o pneu foi projetado..

A tarefa de testar cada protótipo cabe à ciclistas profissionais, que durante alguns meses, utilizam o novo modelo em competições e são monitorados por engenheiros e tecnicos responsáveis pelo novo projeto. Durante os testes, o pneu é aprovado ou rejeitado. Na segunda hipótese, o pneu volta para a fábrica e as mudanças são aplicadas até que se alcance o pneu ideal.

Conheça agora, alguns dos novos modelos GEAX que já passaram por esses rigorosos testes e já estão disponíveis nas melhores lojas do Brasil:



ARROJO:
O pneu arrojo foi desenvolvido para o melhor mix possível entre tração e baixa resistência de rolagem, devido aos seus cravos pequenos e fechados no centro e cravos grandes e espaçados nas laterais para melhor aderência.



BARRO MOUNTAIN
O pneu Barro Mountain é um pneu polivalente, ou seja, ele oferece um bom desempenho em todas as condições. Possui cravos não muito espaçados para melhor aderência e boa rolagem, os cravos laterais garantem maior eficiência nas curvas, Aramid 3D, perfeito para XC e confiável para enduro.


BARRO MUD
Pneu extremo para condições extremas. Desenhado para facilitar a auto-limpeza e boa tração em terrenos com lama.


COUNTRY RIDER
Cravos agressivos para melhor tração sob qualquer condição. Excelente em terreno com pedras soltas.


EASY RIDER
Poucos e pequenos cravos no centro do pneu para menor tração e cravos maiores nas laterais para segurança nas curvas.


MEZCAL
Excelente tração nas curvas e rápida rolagem. Este pneu oferece tudo o que se espera de um pneu semi-slick, porém, com a diferença de ter um excelente desempenho mesmo em terrenos difíceis e ladeiras íngremes. O novo desenho permite maior aderência nas curvas, graças aos cravos laterais paralelos. Ele consegue ser bom tanto em na velocidade, quanto na tração. Seus cravos centrais, em formato "diamante" , além de promover um visual bonito, faz com que o pneu seja mais resistente à furos.


SAGUARO
Pneu polivalente e excelente resistência na banda de rolagem, graças aos cravos centrais ininterruptos que permitem maior velocidade em solo compacto. Sua indicação de uso está entre o MEZCAL (seco, compacto) e BARRO MOUNTAIN (molhado, solto). Boa aderência nas curvas.


STURDY
Grandes cravos não muito espaçados no centro e cravos reforçados nas laterais fazem do pneu Sturdy uma excelente escolha para um difícil cross country ou freeride.

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