Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CICLOTURISMO DE PASSO FUNDO A MARCELINO RAMOS





Veja filmagem clicando na filmadora





Veja as fotos clicando na maquina







Ola Galera
Segue relato do Cesar e Fotos do Miguel de um pedal até Marcelino Ramos
Obrigado aos amigos pelo envio do material e parabéns pelo belo passeio.

CICLOTURISMO DE PASSO FUNDO A MARCELINO RAMOS

Na última sexta feira dia 20 de maio, eu (César) Miguel e meu irmão de Erexim, Toni, saímos da Praça da Mãe em direção à BR Transbrasiliana com destino a Erexim. A temperatura estava um pouco fria, acentuada pela nebulosidade, mas que com as brechas de sol que ocorreram durante o dia tornaram agradável a pedalada. Até chegar em Erexim percorremos 84km de estrada de chão, em sua maior parte considerada muito boa para o ciclismo e com baixo movimento de veículos, exceto próximo da chegada. A época da entresafra facilita o pedal, o que seria pouco recomendado durante épocas de colheita, quando aumenta em muito o movimento de caminhões e máquinas agrícolas. Para quem quiser fazer este trecho, o recomendável é ir com autonomia total, visto que não se passa por cidade ou lugarejo algum, não há postos de combustível e o único “bolicho” está na metade do caminho, a 100m na ERS que atravessa a BR e vai até o município de Ipiranga do Sul, e mesmo assim, a dona que nos atendeu não tinha cara de muitos amigos, mas valeu a coca-cola. O trecho é de poucas casas e pouca sombra, há muitas lavouras e subidas longas e suaves, algumas de até 4km.
Chegando em Erexim fizemos o pernoite em casa de meus pais, onde ficou nosso parceiro de pedal, Toni. Um arroz com galinha em panela de ferro feito pela mãe, depois de um dia à base de suplementos e banana, não tem preço! No sábado pela manhã seguimos Miguel e eu em direção a Marcelino Ramos, trecho totalmente desconhecido por nós, mas planejado meticulosamente no Google Hearth e todo (o possível) em estrada de chão. Uma região muito acidentada, chegamos a atingir a 780m de altitude, subidas íngremes, mas de bela paisagem, porém que tornam o pedalar mais lento. Não tínhamos pressa, parávamos para apreciar a paisagem, tomar água, comer frutas e recuperarmos energias, afinal a proposta era de cicloturismo e não de competição. Nesta etapa, almoçamos um saboroso “X frango” em uma lancheria de Gaurama, passamos pela cidade de Viadutos e, no trecho final, na localidade de Pinhalzinho, pegamos mais de 10km de estrada recém patrolada, o que exigiu muito cuidado ao pedalar. Mas, antes mesmo de escurecer, chegamos ao hotel do balneário onde nossas esposas e filhos (as) estavam hospedados curtindo aquelas águas sulfurosas de 39° extremamente relaxantes. É claro que no dia seguinte curtimos o balneário também, não sem antes saborear a boa comida do Hotel Balneário de Marcelino Ramos (http://www.hotelbalneario.com.br/index.php?id_menu=empresa
De contratempo, apenas muita poeira no primeiro dia e um pneu furado da bike do Miguel no sábado (o segundo furo foi na chegada a Marcelino Ramos, mas com uma enchida deu para levar até o fim). Para quem quiser fazer o percurso recomendamos, vale a pena, totaliza 144km que, feitos em dois dias, são plenamente suportáveis. Nossos agradecimentos às nossas esposas (Roseli e Angelita), as quais, nos trouxeram de carro na volta no domingo e que, se insistirmos muito, lavarmos algumas louças e passarmos roupas, poderão nos socorrer no próximo passeio.
Um abraço e todos. César Augusto e Miguel Quevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome
email