Já perdi a conta de quantas pessoas me perguntam. "Você anda na mão ou na contra mão"?
E argumentam. "É muito perigoso andar, e se vem um carro e te bate atrás"?
Bom, o código de transito do Brasil, no - Art 105 - VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Campainha - é interessante para avisar pedestres e outros ciclistas, mas para carro e motos não adianta muito, pois o som é baixo. A mais indicada é aquela tipo um sino operada com o dedo, colocada no guidão, para pedestres e outras bikes.
Sinalização - nem se fala, de extrema importância, inclusive nas laterais, pode ser até um adesivo, que hoje é muito usado em caminhões. Estes adesivos podem ser usado em bikes de competição com bons resultados, já que o peso ai conta muito.
Espelho retrovisor - Ai tem controvérsias, o Brasil é um dos poucos países a exigir tal acessório. Pois conforme algumas publicações internacionais, baseadas em estatísticas de acidentes com as magrelas 1%, repito, um por cento dos acidentes os ciclistas são colhidos por trás. A grande maioria é obstáculos na frente ou lateral do ciclista, portanto não vale a pena ficar olhando no espelho fixo. Os espelhos fixos, tremem muito.
Este não. |
Artigos publicados em revistas especializadas dos EUA e Europam questionam seriamente a utilidade do espelho retrovisor ou se posicionam contra o seu uso. Todos estes artigos baseiam-se em estudos e pesquisas. O único espelho que funciona de fato. Não vibra e dá uma visão relativamente clara é um pequeno modelo que é fixado nos óculos ou no capacete. Quando eu vou para o asfalto, uso um modelo fixado no capacete, que funciona bem encima do asfalto, já no acostamento vibra bastante, portanto eu fico de olho, quande vem carro ou caminhões nos dois sentidos, ai é o momento critico, fora isto todo mundo cuida e mantem uma certa distancia do ciclista (no asfalto).
Mesmo assim, o que importa é o ciclista manter os seus olhos no que vem pela frente, respeitar as regras de trânsito e sinalizar com antecedência suas intenções.
Mesmo assim, o que importa é o ciclista manter os seus olhos no que vem pela frente, respeitar as regras de trânsito e sinalizar com antecedência suas intenções.
Portanto atenção, direção defensiva e brinque a vontade.
A foto abaixo foi enviada pelo Miguel Quevedo, que diz ter resultado bem legal com este tipo de espelho.
Eu uso o espelho que pode ser fixado em lugares diferentes na bike, é preso com uma presilha de borracha, eu prendo na parte dianteira do quadro, no tubo de baixo, dá a visão por entre as pernas, não sinto maiores problemas de visibilidade por trepidação, nas rodovias funciona melhor que na cidade em função da distância e tempo de antecedência para visualizar os carros.
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