Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

segunda-feira, 26 de maio de 2014

CAMPEÃO BRASILEIRO - PASSOFUNDENSE - RODRIGO NASCIMENTO.



Olá Galera
Tenho pensado há vários dias sobre esta matéria, como faze-la?
Pensei vários jeitos, ou formas.
Pensei por exemplo em começar assim.

 Rodrigo do Nascimento – O Inhé
Natural de Passo Fundo nasceu em 23 de junho de 1985.
Reside atualmente em Ribeirão Preto.
Profissão Ciclista.
Especialidade, Passista.
Em 2009 foi Campeão Brasileiro na modalidade contra o relógio em 2009, ele concedeu uma entrevista ao Pedal Na Noite, veja  aqui.
Neste ano sagrou-se Campeão Brasileiro de Estrada.

Ou assim.
Rodrigo do Nascimento, o Inhé é uma pessoa muito simples, um cara simpático, de fácil amizade e relacionamento. Tem muitos amigos em Passo Fundo sua terra natal, aonde seguidamente retorna para descontrair e pedalar com amigos.  
Suas maiores conquistas, apesar de ser um "passista" e  como ele mesmo diz que um passista chega pouco ao pódio, e sim os velocistas.
·         (Passista: é capaz de manter um ritmo de competição por um período prolongado, geralmente por várias horas, geralmente o passista que leva a equipe até o final em boa posição).
Campeão Mineiro em 2008 pela Sales, Bronze no Brasileiro contra o relógio, campeão contra o relógio em Brasília, campeão de meio fundo circuito e campeão mineiro contra o relógio.
Em 2009 correndo pela Avaí de Florianópolis Campeão Brasileiro contra o relógio, e campeão do aberto de SC na mesma modalidade.
2010, ainda pela Avaí, decimo segundo na volta de SP, sétimo na estrada e bronze contra o relógio nos jogos abertos de SC.
2011 campeão Catarinense de Resistência (o mesmo que estrada), sexto no Brasileiro contra o relógio, campeão do Desafio da Serra do Rio do Rastro, 12º no Giro de SP, vice-campeão de estrada no jogos abertos de SC.
2012 campeão da Volta Ciclística de Pernambuco, campeão contra o relógio do Caravagio Farroupilha, sexto no Brasileiro Contra o Relógio, campeão Contra o Relógio e estrada nos Jogos Abertos de SC. (Este feito, ganhar as duas provas nos Jogos Abertos só foi conseguido pelo Cassio Paiva e Murilo Fischer, que correrão profissionalmente na Europa).

Em 2013 já em Ribeirão Preto ficou em quarto lugar na clássica prova paulista primeiro de maio, campeão da prova contra relógio da Ranfischer de Pomerode SC, também em quarto lugar na prova de Varginha, quarto lugar na volta de Goiás, segunda na etapa Rainha e terceiro no contra o relógio, bronze no Brasileiro contra o relógio, segundo nos 100 km de Brasília, Campeão do rank Brasileiro de Equipes e terminou o ano em sexto lugar do Rank Brasileiro Individual.


Ou assim.
Ao completar 28 anos o Passo Fundense campeão Brasileiro contra o relógio de 2009, conquista em 2013 outro grande titulo CAMPEÃO BRASILEIRO DE ESTRADA.
Dia 30 de junho, na cidade de São Carlos SP, num circuito com piso misto em uma prova de 21 voltas, 180 km percorridos em quatro horas e quarenta minutos com média de 40 km/h, concorrendo com 120 ciclistas de elite ele chegou vinte segundos dois na frente do segundo lugar. Feito este já conquistado por outro Passo Fundense, o também amigo Valcemar Justino. Veja o feito do Valcemar aqui. 

No dia 29 o Inhé correu a prova do Brasileiro contra o relógio ficando em terceiro lugar, medalha de bronze.
Vamos ver como o Rodrigo Nascimento descreve com muita emoção a prova.
“Ao iniciar o ano em nova equipe traçamos nossas metas com o técnico, o foco era para o segundo trimestre, objetivo maior o Campeonato Nacional.
Seguindo a risca a preparação comecei a ficar competitivo a partir de abril, e assumindo em algumas corridas a liderança da equipe a partir de maio onde obtive vários bons resultados.
Quando chegamos à volta de Goiás no inicio de junho é que vimos que o sonho dourado poderia ser alcançado, pois tive três pódios e fiquei em quarto geral na volta. Voltei para Ribeirão feliz e focado no Brasileiro.  Fiquei muito feliz em fazer o terceiro lugar contra o relógio no Brasileiro, pois era o que eu tinha priorizado.

Terminada a prova contra o relógio dia 29, fizemos uma reunião para traçarmos uma estratégia para a prova de estrada do dia seguinte.
A nossa equipe estava muito boa eu e meu colega de equipe Tiago Nardin estávamos com reais chances de vencer. Então a estratégia era simples eu e o Tiago deveríamos ser privilegiados na primeira metade da prova e neutralizarmos as fugas de outros atletas.
Este circuito é bem conhecido, já teve varias provas do Brasileiro ali e todos sabem que é muito duro, nunca terminou mais de 50 atletas ali.


Então percorridos os 100 km a reação dos ciclistas já não era a mesma, foi ai que eu e mais quatro atletas iniciamos uma fuga, sempre revezando. Faltando oito voltas 23 atletas se juntaram a nós, ai o Alex Dinis atacou solitário e abriu cerca de 3 minutos, faltando cinco voltas continuamos a perseguir o ponteiro, faltando duas voltas e meia um atleta da Americana lançou um ataque muito forte, aonde cheguei a perder a roda dele por uns alguns metros, só conseguindo alcança-lo na parte mais plana, com isso ficamos em quatro nesta fuga e a diferença para o líder caio para uns 45 segundos faltando uma volta. Seguimos na perseguição e conseguimos neutralizar esta fuga a 5 km da chegada, onde a corrida estava aberta e qualquer um poderia vencer.

E foi daquele jeito, a 20 km/h um marcando o outro e tentando atacar o então Campeão Brasileiro Otavio Bugar ele é quem tinha mais ação e atacava com frequência, foi ai que não pensei em mais nada, nem nos gritos dos técnicos nem nos atletas que estavam nos alcançando novamente.  Eu era o ultimo dos cincos e estava esperando o momento para lançar um ataque, faltando 2 km para a meta onde o Otavio lançou um novo ataque que foi neutralizado, nisso ele foi bem para o cantinho da esquerda, todos foram junto com ele, eu fui bem para a direita da pista, fique lado a lado com estes, dei duas pedaladas fortes e vi que eles não reagiram ao meu ataque, ai parti nos 300 metros sprintando sem olhar para traz, como se fosse um contra o relógio, segui o mais aero possível, vento forte soprando contra numa subida leve, pensei, só vou olhar no retorno, retornando vi que tinha tirado 100 metros dos demais, dai com o vento a favor pude curtir a emoção da vitória neste ultimo km, depois de tanto sofrimento, enfim a vitória.”
Amigo Rodrigo Nascimento, que no ano de 2014 e nos outros que seguirão que eu tenha que quebrar a cabeça para narrar suas conquistas, este é o desejo de amigos, atletas, ciclistas e do povo de Passo Fundo.
Sucesso para você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome
email