Serra do Corvo Branco

domingo, 1 de agosto de 2010

DIARIO DE VIAGEM COSTA VERDE E MAR

Veja todas as fotos clicando na maquina, fotos Pedal na Noite(Xyko) Clique na maquina e veja todas as fotos.
Ola Galera

Dai 25 de julho, domingo passado iniciamos o Ciclo turismo Costa Verde Mar.
Saímos de Passo Fundo separadamente. Quinta feira saiu o Ronaldo Neves e Lisandra Rigo. Sexta feira saiu Rudi e Rita Pimentel. Sábado cedo saiu Gulherme Graeff e Daniela Bertol, e perto do meio dia eu Wanderley e Mirna Longhi.
No domingo cedo Rudi e Rita, mais o Diego Maffazzioli saíram de Floripa até Balneário Camboriu.
A idéia inicial era que um amigo meu, Luiz Antonio Kappel que mora em Balneário, pegaria no sábado os guias de viagem, assim não seria necessário esperar abrir o Unipraia, porem o pessoal não quis entregar o guia sem assinarmos uma ficha de inscrição, isto ocasionou um atraso em nossos planos, pois tivemos que sair depois das nove horas, horário em que abriu a Unipraia.
Primeiro dia.
Feito isto saímos de B.Camboriu sentido sul-norte, já de cara pegamos a Av. Atlântica fechada, pois estava acontecendo um triátlon internacional por la, andamos um pouco pela calcada, mais um pouco na beira mar e la fomos nós.
Porém isto ocasionou um atraso grande em nossos planos, pois o circuito tem a sugestão da organização de ser feito em seis dias, e nós queríamos fazer em quatro dias, sendo os quatro primeiros dias fazermos em dois, e os dois finais normal, isto é dois dias mesmo.
O primeiro dia é B.Camboriu, Itajaí, Navegantes, Penha e Balneárias Piçarras km total deste dia 50 km total de subidas 610 m e dificuldade física 3 e técnica 2. Era em torno de 15h30min hs quando completamos este circuito. Paramos algumas vezes para fotos, os lugares neste trecho para mim foram os melhores visualmente falando, há alguns mirantes que se pode ver varias praias ao sul e norte. Muitas fotos e muitas paradas o que aumentou o atraso no programa inicial. Em Itajaí pegamos o Ferry boat para a travessia até Navegantes. Seguimos na beira mar, o trajeto é via ciclovias calcadas e etc. Almoço a base de camarão, peixe, casquinha de siri, pamonha, espetinho de camarão e etc. Na secretaria de turismo de Piçarras tivemos que tirar uma foto em frente, pois o mesmo estava fechado e não pudemos carimbar o passaporte.
Como falei anteriormente 15:30 iniciamos o roteiro do segundo dia. Balneário Piçarras – Luis Alves, este trecho atravessa a BR 101 e nos afastamos do litoral. Este dia pobre visualmente falando tem 48 km de trecho 580 mts de subidas , dificuldade física e técnica 2. As paradas foram menos freqüentes , porem próximo ao final, uma subida com classificação vermelha e outra amarela judiaram bastante a turma. Faltando uns 15 km já noite o único pneu furado, do Diego. Tivemos que remendar pois o mesmo tem aro para câmaras de bico fino, a esta altura já estávamos no asfalto, e era praticamente uma pista de rachas da gurizada local, enquanto consertávamos alguns guris passaram rasgando bem perto da gente. Alguns carros pararam para ajudar, mas agradecemos. Já em Luis Alves, capital da cachaça de Sta Catarina , fomos à procura do hotel que alguns diziam não conhecer, como vimos que o hotel era meio afastado resolvemos fazer um lanche antes. Ai o Ronaldo deglutiu 3 xis, coisa pouca. Rsrsrsrs. Abastecidos fomos para o hotel simples , mas muito limpo e após banho dormimos até o outro dia.
Segundo dia.
Este dia na real seria o terceiro e quarto dia.
Então saímos para completar Luis Alves – Ilhota. Esta região se caracteriza por cultivo de banana, arroz e palmito. Infinidade de bananas , sempre verdes, o que não deu para aproveitarmos. Rsrsrsrs. O arroz esta sendo plantado agora, o que é uma pena , pois o arroz no verão esta verdinho, o que deixa os vales muito bonitos. Um trecho plano de 39 km , subidas 412 m , dificuldade física e técnica 2. Casas antigas , galpões de madeira , e as igrejas como sempre no lugar mais alto , as construções mais bonitas, às vezes no meio do nada.Atravessamos uma balsa para chegar a Ilhota , capital Catarinense da moda intima e moda praia. Uma cidade bem pequena, com a BR 470 cruzando a cidade, aparentemente nada interessante, almoçamos , carimbamos o passaporte, um pequeno descanso e ...
Nos dividimos, eu , Rudi, Rita e Diego seguimos em frente, os demais ficaram dando um tempo para a digestão, eu quis ir para chegar cedo e ir até B.Camboriu ainda, pois queria encontrar a mulher que la estava. Neste dia eu achei que em vez de os organizadores fazerem o final deste trecho na cidade de Camboriu, deveriam fazer o caminho até B.Camboriu, pois não tem como comparar a beleza, as opções de lazer, gastronomia e etc. Os pedalantes, ou ciclos turistas estão ali para se divertir e aproveitar o evento como um passeio e não como simples cumpridor de roteiro, uma pena que o pessoal não pense assim, mas fica aqui a sugestão aos que forem fazer o roteiro. Se nós que estávamos fazendo dois dias em um de 15 h, se fosse como programado pela organização um trecho de 36 km 324 m de subidas dificuldade física e técnica 2, saindo às 8h ao meio dia esta em Camboriu, à noite o pessoal penou para achar um lugar para comer.
Terceiro dia.
Partimos 08:30 fazendo Itapema – Porto Belo – Bombinhas. Distancia do trecho 44 km, 570 m subidas, dificuldade física e técnica 2. O segundo trecho mais bonito, o primeiro como já disse anteriormente foi sem duvida o primeiro. Até chegarmos a Porto Belo fomos pelas estradas e vilas vicinais, visual pobre de bairros, mas chegando a Itapema a coisa mudou, carimbamos o passaporte na secretaria de turismo , fomos muito bem recebidos pelo pessoal e pelo secretario, gaucho de Sananduva, fotos para sairmos no jornal local . O litoral é muito bonito, Itapema esta com um calçadão a beira mar de dar inveja, até em B.Camboriu, ciclovia, aparelhos de ginásticas, bancos para descanso e contemplação do mar, tomar um chimarrão e muitos bares e restaurantes. Ali encontramos os pais do Rudi, ficamos um pouco ali batendo um papo e aguardando o Rudi matar a saudade dos pais, perto do meio dia fomos almoçar, o melhor almoço do passeio e seguimos em frente. Chegamos a Porto Belo, la ficamos contemplando vários pássaros, entre eles gaivotas, que vem comer pequenos peixes jogados pelos pescadores, um visual incrível e interessante, fiz um vídeo bem legal. Fizemos um pequeno tour até a encantadora Baia Caixa d’aço. Após pegamos a subida obrigatória a Bombas e Bombinhas, fomos direto a Bombinhas Apart Hotel, um belo hotel, com sala de jogos, inclusive mesa de snooker, piscina , o melhor hotel do tour. Após um passeio a beira mar fomos jantar num ótimo restaurante “Calamares”. Após a janta fomos dormir.
Aqui abrimos um outro parentes, o final deste dia é na praia de Zimbros, só que é uma praia sem muito recursos, principalmente no inverno, por isto finalizamos o dia em Bombinhas. Com isto ficou uns 12 km para finalizar e mais 54 km do dia seguinte.
Quarto dia.
Bom este dia, que no roteiro original é o sexto dia, para nós era um trecho de 66 km.com 1190 m de subidas dificuldade física 5 e técnica 3.
Este dia é meio fora de propósito, isto porque ao chegarmos em Zimbros no km 2 inicia uma das 5 subidas com classificação vermelha. O pior é que as 3 primeiras subidas não tem o porque. Elas não têm nenhum visual interessante e poderiam ser evitadas, (eu digo isto porque é como voce tiver indo numa avenida, la pelas tantas faz a volta em um quarteirão e volta ao mesmo lugar para seguir em frente na avenida)parece que elas foram incluídas para valorizar o roteiro com dificuldades totalmente desnecessárias, uma subida que dois dos nossos conseguiram subir pedalando todo o tempo, isto que neste dia estávamos sem os alforjes que estavam no meu carro. (único dia, segundo meu). De volta a Porto Belo houve uma divisão. Eu, que estava com um problema nos tendões das duas pernas, e mais um pessoal resolvemos não fazer o morro do Areal, pelo mesmo motivo do anterior que tínhamos feito um trecho totalmente dispensável e sem propósito, levando o desgaste físico a um nível de prova e não de um ciclo turismo. Os demais fizeram o roteiro completo, porem depois nos comentaram que realmente não vale a pena.
Voltamos por Itapema, meia praia , almoço e pela 101 até uma altura, seguindo então pela interpraias, naquela região muito bela de Estaleiro, Estaleirinho, Pinho(ninguém tirou a roupa),Taquara , Laranjeiras e B.Camboriu.
Finalizando, um ótimo ciclo turismo com nota 7, comparando com o Vale Europeu que daria nota 10