Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

terça-feira, 31 de agosto de 2010

CAMINHOS DE PEDRA















Ola galera
Dias 28 e 29 de agosto, como já havíamos informado aqui no blog, fomos participar de mais um ciclo turismo, desta vez aqui no Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha.
Nos dias que antecederam o passeio (assim como todos os passeios e principalmente os de bike) acompanhamos a previsão do tempo, e as previsões para a região era em torno de 4 a 10 mm de chuva.
Preparamo-nos, portanto para o que desse e viesse.
Na sexta feira embarcamos as bikes na carretinha do Ivan Sciessere ( VIVA ÓPTICA), patrocinador contumaz no que se refere a ciclismo. Nossos agradecimentos ao Ivan.
A van excelente do nosso piloto e cuidadoso motorista Darci, beleza de viagem, segura e rápida.
Sábado com um pequeno atraso de 10 minutos por minha causa partimos, um pequeno cochilo lá adiante... acordo com o limpador de para brisa a todo vapor, sim, chuva. Seguimos em frente, tanto nós como a turma que vinha de Porto atrasamos um pouco, o que nos levou a irmos até o local do café da manha motorizados e não pedalando como era previsto, uns 15 km a menos.
O roteiro de sábado era o seguinte:

BENTO GONÇALVES – FLORES DA CUNHA CAMINHOS DE PEDRA – BELVEDERE SONDA – CANTINA STRAPAZZON
O café na Casa Vanni nos caminhos de pedra foi muito bom, num casarão muito antigo, de madeira, bem conservado, dois andares, lindo o lugar. Após, a pedido da diretora, fomos numa escolinha tirar umas fotos com as crianças. A seguir, Vinícola Strapazzon: casa construída em 1880, ainda preservada com as características das casas de pedra da primeira geração de imigrantes. Sempre pertenceu à família Strapazzon e foi cenário de algumas cenas do filme "O Quatrilho", após a visitação e uma pequena colocação dos proprietários sobre como foi o set de filmagem, foi nos dado uma explicação de como é produzido o vinho, ocasião em que fizemos uma pequena degustação de vinhos, sucos e licores.
Terminadas as compras de produtos coloniais, montamos e ajustamos as bikes. Nesta hora já não chovia e a partida do ciclo turismo pedalando aconteceu.
A região é muito linda, porém os altos e baixos judiam um pouco os pedalantes, que de cara enfrentaram uma bela subida, como estava todo mundo querendo pedalar o esforço foi significativo e já deu para sentir que apesar do espírito da viagem, o pedal que viria não ia ser fácil, mas por mais difícil que fosse, a vontade de pedalar iria vencer as dificuldades.
Em uma rápida parada aconteceu algo curioso, nada mais nada menos do que quatro bikes estavam com problemas nos pneus.(tem fotos)
O grupo muito bacana, com pessoas muito simpáticas, o pessoal da RotaSul Adventure, esforçados e atenciosos.
Depois desta parada começamos o maior trajeto do dia, seguindo por pequenas estradas de terra até bem próximo de Vila Jansen. Seguimos por asfalto, descendo a serra em uma linda estrada serpenteada, até chegar à ponte de ferro, esta ponte muito antiga é show, vejam as fotos.
Continuamos o percurso por terra margeando o Rio das Antas até chegar à balsa, a qual ainda hoje é manual, e atravessamos o Rio. Foi ali que tirei a foto mais bonita do passeio.
Aqui começou o trecho mais difícil, a partir deste ponto foram apenas 5 km de subida até o Belvedere Sonda, onde terminamos o pedal do dia. Neste trecho aconteceu um negócio chato, nós, e quando digo nós me refiro ao pessoal de Passo Fundo (César, Lorenzini, Nataniel, Ivan, Vanessa, Eu Xyko, Guilherme e Daniela, estes dois últimos estavam em POA e vieram no ônibus com o pessoal de lá), bom, nós passamos na primeira turma na balsa, e como era só subida, fomos indo devagar para irmos ganhando tempo, só que tínhamos que ter pegado um a esquerda abandonando a principal e isto não foi feito. Lá pelas tantas fomos alcançados pelo Xuxa, avisando que tínhamos errado o trajeto, iríamos sair no mesmo lugar, porém não desfrutamos de uns locais mais bonitos que o caminho por nós percorrido.
Moral da história, para mim, são duas:Primeiro, não deveríamos ter seguido sem saber se estávamos certo; Segundo, sugiro aos organizadores que ofereçam o arquivo para GPS aos participantes e se possível também planilha com o trajeto, tipo um enduro para que cada um possa navegar fazendo o trajeto.
No total foram quase 50 km mesclando lindas estradas de terra, cultura, gastronomia, história, desafios e muita diversão.
O Fiorio Hotel – em Flores da Cunha - dispensa comentários: excelente, novo, limpo, quartos amplos, nota 100, bem como o restaurante , após o dia inteiro comendo frutas, barras e energéticos, superaram as expectativas. Após a janta, uma breve caminhada e cama.
Segundo dia : DOMINGO – FLORES DA CUNHA – INTERIOR DE CAXIAS DO SUL CAMINHOS DA COLÔNIA E DESCIDA ATÉ VILA CRISTINA
Acordei pelas 06h00min, e percebi que estava batendo água lá fora, trovões e relâmpagos. Após excelente café da manha bikes carregadas fomos a Otavio Rocha, aonde iniciamos a pedalada do dia.
Bom, ai teve votação em ambos os veículos: nós da van 100% decidimos que íamos pedalar mesmo chovendo, do ônibus já houve um racha, e alguns decidiram ir ao ônibus e aguardar que a chuva parasse.
Para resumir ela passou o dia inteiro no chove mas não molha, eu tirei e coloquei a capa algumas vezes.
O caminho inicia pelos Caminhos da Colônia, mas logo saímos da estrada principal para estradas menores de terra, passando por lindas paisagens até chegar a Mato Perso, em um percurso de 15 km com uma única subida forte. Seguimos por caminhos de cima da Serra, até chegar à barragem de Samoara, já em Caxias do Sul. Neste final aconteceu outro fato, chegamos ao final de um condomínio e pegamos umas trilhas , muito boas , bonitas mesmo, mas em minha opinião não combina com ciclo turismo, longe de casa , ficamos sujos, com bikes sujas, o que dificultou bastante a volta, ainda mais que a nossa van tinha somente 25.000 km, zerinho.
Logo após a barragem , resolvemos que era hora de parar , o barro acumulado nas trilhas saltava até por dentro dos olhos, já eram 16hs. Foi o ponto final, depois soubemos que o pessoal de Porto ali também resolveu fazer o mesmo.
Bikes carregadas, limpos como foi possível, tomamos o caminho de casa, chegando em torno das 20hs em Passo Fundo
Estamos quase prontos para uma próxima, pois viajar é maravilhoso, de bike é inesquecível e incomparável. Para aqueles que ainda não fizeram algum tipo de ciclo turismo em outras regiões, vamos continuar participando, e fica o convite aos amantes das “bikes”.
Quilometragem total 110,00 media 13,2 máxima 66,4 (freando rsrsrsr) 08h20min h de pedal.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TRILHA 28 AGOSTO 2010





Ola Galera
Segue comentarios e fotos da trilha de sabado.
Gentileza Eduardo Fabiani, no qual o Pedal na Noite agradece.


Dia nublado, enfumaçado e seco. Fomos até a entrada ao lado da UPF na estrada de chão. Lá em cima dobramos a direita para chegar no asfalto. Alguns resolveram ir direto a Passo Fundo pela ERS outro grupo seguiu para EFRICA via estrada de chão. Entre a EFRICA e o trevo da entrada de Passo Fundo o acostamento tá bem ruim de pedalar, acho que estão arrumando (tomara). Passeio de uns 40km muito bom.

Eduardo Fabiani.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

FILHOS DE PASSO FUNDENSE PEDALA ATÉ O USHUAIA

Ola Galera
Gustavo Remor é filho do Fabiano Remor, conhecido meu, fez uma viagem maravilhosa, os parceiros voltaram , ele continuou sózinho, vale a pena ver.

Pedal Na Noite 25 08 2010






Ola Galera
Beleza de noite, não podia dar outra pessoal compareceu em massa. Depois de uns minutos roteiro definido, trajeto indefinido. rsrsrsrs. Fomos nos lugares tradicionais, Cohab II, Vera Cruz, Boqueirão de novo, São Cristovão, Centro, terminando com um refri no posto.
Um pouco rápido, pois se vamos devagar fico sozinho la atras, o pessoal atropela. Até a próxima.

BICICLETA DE GARRAFA PET

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PASSOS DA FABRICAÇÃO DE UMA BIKE

QUER VER OS PASSOS DA FABRICAÇÃO DE UMA BICICLETA, CLIQUE NA FOTO.
DICA ENVIADA PELO FABIO HASS.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pedal a Santo Antonio do Planalto



Veja filmagens do Miguel clicando nas filmadoras




Ola Galera
Segue comentarios do pedal do Sandro.


Pedal 22-08
Pedal mais longo, quorum baixo, eu, Nelson, Miguel e Renato.
Saímos daqui de Passo Fundo com uma leve neblina, com o passar do tempo essa neblina não se dissipava no horizonte, a tarde tinha pontos que pareciam uma pancada de chuva de verão a alguns quilômetros, mas segundo o 8° Distrito de Meteorologia, tratava-se da chamada "neblina seca", uma combinação de baixa umidade do ar com as queimadas das regiões Norte e Nordeste (vão queima a mãe, fiadasputa!!).
As orientações que fiz foram extremamente precisas, tornando-se dispensável o uso de GPS, se o velocímetro da bike estiver com uma precisão parecida com a do Google Earth.
Na segunda parada para o efeito "cebola", retirada dos agasalhos, o Nelson conseguiu perder a luva da mão direita (???, Michael Jackson??? Who's BAD........).
Mais adiante, tive a infelicidade de atropelar uma cobra, que, aparentemente não teve 'ferimentos graves', pois foi só dar uns 'cutuqui' com uma vara, que a bicha "correu" para sua toca na beira da estrada.
Quando chegamos ao pequeno trecho que faríamos na BR-386, o nelson deu falta de uma de suas caramanholas, mas ninguém quis voltar buscar....
Chegamos em Sto Antônio do Planalto as 11:40, uma parada no posto da cidade para o almoço, um picolé, um pouco de turistão, tirando fotos dos monumentos no trevo, e, pedal a frente.
Próximo a chegarmos em Pulador novamente, senti uma sensação de ardência no peito e uma leve dificuldade para respirar devido a neblina seca, ou a idade, provavelmente os dois.
Uma Coca bem gelada em Pulador para tirar a chiadeira do peito e fomos para o último trecho, onde próximo ao Aeroclube, dois Cessnas (teco-teco) cruzaram em baixa altitude, sendo o primeiro deles, meio "na banguela".
Percurso concluído e se preparando para a próxima, que será dia 19-09, domingo véspera de feriado, com destino a Ibiaçá, mas desta vez pelas estradas de chão, passando por Água Santa e Sta Cecília do Sul, estou estudando um percurso de ida e volta por caminhos diferentes, vamos ver no que da.

Abraço a todos, e esperando mais ciclistas na próxima.

Sandro Kusma.
fotos Sandro
Clique na maquina para ver todas as fotos Fotos Miguel Quevedo

domingo, 22 de agosto de 2010

trilha 21 08 2010



Fotos Pedal na NoiteFotos Miguel QuevedoFilmagens Vinicius Filmagens Vinicius








Ola Galera
Dia ótimo para o pedal, temperatura boa e não deu outra pessoal em massa por la.
Foi combinado que teriamos dois a tres grupos, saimos ao lado do Champagna encontrando a estrada de São Miguel, la um pessoal entrou a direita e voltou para casa.
Outro grupo foi até o Aeroclube, e voltamos vindo pelo Bom Recreio.
Fora uns problemas do pessoalzinho com bikes sem condições, ferramentas, reparos para pneus chegamos a tardinha satisfeitos pelo pedal.
A pedidos segue minha foto esperando confortavelmente o pessoal chegar.

UM PEDAL EM PORTO ALEGRE





Veja todas as fotos clicnado na maquina
Ola Galera
Uma colaboração dos amigos Guilerme e Daniela que estaão em Poa, obrigado.
Hoje a tarde decidimos sair para dar uma banda de bike em POA, trouxe as magrelas de PF para fazermos o Pedal do Caminhos das Pedras. Saímos do bairro Santana onde percorremos a Av. Ipiranga até chegarmos a orla do Rio Guaíba. De lá andamos até a famosa usina do Gasômetro, passamos por muitas pessoas pelo caminho, andando de bike, roller, correndo, caminhando, pedalando em quadriciclos por vias exclusivas. Ficamos um pouco por lá e decidimos ir até Ipanema, a orla é muito bonita tiramos algumas fotos e aproveitamos bastante o visual q Um dia de sol rachando e muito agradável para a estação de inverno.
Gulherme e Daniela.