Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

quarta-feira, 27 de março de 2013

PEDAL PARA COLHER MARCELA



A Páscoa está se aproximando e a lembrança da tradicional colheita da “Marcela” caminha junto.
Saida: 6 horas da manhã.
Local :  Praça da mãe.
Destino: Definir no local.
Dia: 29 de março. Sexta feira Santa.

A EMATER-ASCAR de todo o Rio Grande do Sul lançou a “Campanha Plante Marcela – A Planta Medicinal Símbolo do Rio Grande do Sul.”

Esta campanha se faz necessária porque precisamos salvar as plantas que salvam vidas.

Talvez muitos dos que estão nos ouvindo, neste momento, podem achar estranho:

- Mas para que plantar marcela, se ela existe na natureza e é só colher???

Porém, estudos têm nos alertado que pode-se prever a extinção da marcela, planta nativa da nossa região, dentro de poucos anos, se continuar a exploração intensa sem a preocupação com o seu cultivo.

A marcela, nossa planta medicinal símbolo, é uma das mais tradicionais da medicina caseira e popular. Usada em forma de chá, tintura e compressa, ela serve como diurético, antifebril, antiespasmódico, digestivo, analgésico, combate as enxaquecas, bronquite, colesterol, gripes, diabetes, diarréia, fluidifica o catarro, serve como antiinflamatório, antisséptico e calmante.Também destaca-se seu uso nos animais para vários males, como: mamite, ferimentos, infecções nos olhos, estufamento, etc.

É ainda usada como inseticida natural para combater pulgões e borrachudos. Abril é o mês da colheita das sementes. Porém, o melhor período para plantar as sementes é nos meses de setembro e outubro, sendo que as covas devem ser bastante superficiais, para que possam receber vasta luminosidade. As sementes por serem muito pequenas devem ser armazenadas e manuseadas com muito cuidado para não afetar a fertilidade.

2 comentários:

nome
email