Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

sábado, 30 de outubro de 2010

NOSSA, ISTO É VIAJAR - APARADOS DA SERRA

OLA GALERA
O AMIGO BORTOLIN MANDOU RELATO E FOTOS DESTA VIAJEM QUE É UMA VIAJEM, VEJAM E BABEM COM ESTA AVENTURA.
OBRIGADO BEATRIZ E BORTOLIN POR NOS OPORTUNIZAR OBSERVAR E PARTICIPAR DESTE CICLOTURISMO.
XYKO






Chico,

segue relato da viagem que fiz com minha esposa, no final tem o link com as fotos.

abraço,
Bortolin.





Eu e minha esposa Beatriz começamos nossa aventura na sexta-feira, quando saímos em direção á São José dos Ausentes, distante quase 300 km de Passo Fundo. Até a cidade a estrada é asfaltada, porém resolvemos pousar 10 km adiante da cidade, nas cabanas "Vale das Trutas", assim o nosso último dia de pedal seria um pouco mais curto.

O local não é dos mais baratos, nos custou R$120 sem o café (com café seria R$150), além disso tinha um barulho constante de água que era passada de um açude para outro, que parecia estar caindo um temporal lá fora.

Acordamos cedo, de café comemos alguns biscoitos e chocolates, nos entroxamos e partimos para a aventura.
O cenário da partida não era dos mais animadores -chuva e barro - andamos um pouco e chegamos no posto de fiscalização da divisa RS/SC, a partir dali começava a descida da serra da rocinha.
Essa era para ser a parte mais fácil da viagem, o que não aconteceu. Fazia muito frio na descida, nossas mãos estavam congelando e as minhas balacas estavam rapidamente sendo "comidas" pelo barro. Numa parte da descida encontramos uma gruta com um santa e algumas velas acesas, paramos ali para nos aquecer nas velas, colocar uma roupa mais quente por baixo e seguimos a descer.
A medida que nos aproximávamos do final da serra o calor ia aumentando, e lá em baixo o clima já era outro - sol e calor.

Chegando em Timbé do Sul, procuramos um posto para tirar um pouco do barro e fomos tomar um café da manhã.
Agora o cenário era outro - plantações de arroz por todos os lados, clima abafado, relevo 100% plano e retas a perder de vista.
Mais algumas pancadas de chuva e barro e chegamos para o almoço em Jacinto Machado.

Dali até o nosso destino foram mais uns 33km com apenas uma subida. Por incrível que pareça, as longas retas dão um cansaço psicológico pior que as subidas, o jeito era distrair a cabeça contemplando os paredões dos cânions á nossa direita.

Chegando em Praia Grande, fomos procurar a pousada nativo dos canions (http://www.ajnativosdoscanyons.com.br/). O lugar apesar de ser um albergue, é muito bem estruturado, possui quarto de casal, quarto coletivo, e uma estrutura completa com cozinha. O dono da pousada, sr. Aldoir nos contou histórias sobre a cidade das duas mentiras (Praia Grande) que não tem praia e também não é grande, mas oferece muitas opções de passeios e trilhas na parte baixa dos cânions,

O dia terminou com uma pizza acompanhada por cerveja preta no centro da cidade.

Total do dia: 92km


2o dia - Praia Grande - Cambará do Sul.

O dia amanheceu com sol e um pouco de frio, partimos em direção a Cambará do Sul, subindo a serra do faxinal. Os primeiros 8km da serra já contam com asfalto, o que facilita um pouco a subida, e dali para diante só pedreira até o topo da serra. Nos últimos 2 km da subida o céu começou a se fechar, primeiro um brisa molhada, e depois um chuvisco mais insistente. Como fazia frio, optamos por poucas paradas durante a subida para o corpo não esfriar, e as 10:30 já estávamos no topo da serra. Um pouco mais adiante paramos num posto da fiscalização para trocar as camisetas molhadas por outras secas e colocar capas de chuva - aproveitamos a pausa para tomar um chimarrão (que eu havia levado) e aquecer um pouco o corpo.
Seguimos até o parque do Itaimbezinho, que estava repleto de turistas com seus jipões, camionetes e SUVs, - encontramos um canto protegido da chuva e ali mesmo preparei o nosso almoço: massa c/molho branco e calabresa. Aquilo desceu que foi uma maravilha - a Bea que o diga, pois estava quase tendo uma crise de hipotermia.
Bem alimentados, seguimos o passeio para conhecer o cânion do Itaimbezinho.

Retornamos á estrada, pegamos mais alguma chuva e depois o tempo abriu como que num passe de mágica.
Até Cambará do Sul foi uma sequência de paisagens belíssimas - rios cristalinos, e toda a imensidão dos campos de cima da serra

Chegamos exaustos na cidade, porém felizes por ter superado o dia mais difícil da viagem. Ficamos na pousada bela vista, numa cabana muito simpática, com direito a fogão a lenha (que trabalhou direto). Tentamos limpar um pouco da sugeira, depois um tour pela cidade e capotamos mesmo sem jantar.

Total do Dia: 60km


3o dia - Vagabundagem!

Neste dia demos uma folga para as bikes, e como ganhamos uma carona de um casal que estava hospedado na mesma pousada, fomos conhecer o cânion Fortaleza - muito lindo mesmo, uma beleza que não cabe em fotografias e nem em palavras, só estando lá para sentir toda aquela beleza.
No retorno do cânion paramos para almoçar no restaurante Galpão Costaneira, comida campeira muito saborosa em um lugar muito bem decorado e com direito a gaiteiro.

Voltamos para a pousada, e embora a cidade oferecesse muitos outros atrativos e lugares para conhecer, resolvemos ficar descansando, preparando as bikes para o dia seguinte.

Total do dia: 0 km de pedal.


4o dia - Cambará - São José dos Ausentes
Após um café da manhã reforçado, saímos da pousada em meio ao frio - porém desta vez com sol! Os primeiros 10km da estrada já estão asfaltados, o que fez render o início da viagem. Algumas paradas para tirar as roupas por causa do calor. Mais alguns km e chegamos em um vilarejo, e logo após uma grande fábrica de celulose. Após a fábrica a uma subida de uns 2km e dali em diante era um sobe e desce constante.
Mesmo sendo feriado, era intenso o movimento de caminhões transportando toras de madeira. As belas paisagens fizeram o tempo passar mais rápido, e antes do meio dia já estávamos no ponto onde iniciamos a viagem 4 dias atrás. Carregamos as bikes de volta para o carro e retornamos para Passo Fundo.

Total do dia: 45km.



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PEDAL NA NOITE 27 10 2010





OLA GALERA
Tivemos mais uma quarta feira de bom pedal, bastante gente pedalando nas ruas mas não enturmaram com o grupo. Fizemos nossa volta tradicional.

PASSEIO DOMINGO - ROSELANDIA PARQUE CLUBE

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PEDAL DIA 2 DE NOVEMBRO


OLA GALERA
SEGUE TEXTO DO SANDRO KUSMA.

Em comemoração ao dia de finados, um pedal para os vivos, passando por:
Coxilha, Sertão, Vila Langaro, Água Santa(interior) e mato Castelhano(interior).
Percurso aproximado 112 Km.
As orientações ainda não estão prontas, nos moldes de sempre, mas pra quem tem Google Earth em seu PC, no link abaixo tem para download um arquivo KMZ, de 20K, ao clicar sobre ele, abri-rá o Google Earth com o caminho sugerido.
Um bom pedal pra aqueles que estão pensando em ir ao Audax dia 20 de novembro.

Esqueci de enviar o link, para quem quiser abrir o percurso em casa:
http://www.4shared.com/file/qHkzxa9_/pedal_dos_morto.html
Depois de aberto o percurso em seu PC, clique com o botão da direita do mouse sobre ele, abrirá uma coluna de opções, clique na penúltima: "Mostrar perfil de inclinação", e irá aparecer toda a altimetria do percurso na tela.

O PODER DA BANANA


Banana

Depois de ler isto, você não vai olhar para uma banana da mesma maneira.


Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana vai te dar uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana traz, ela ajuda a prevenir um substancial número de doenças.

Depressão: De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e faz sentir melhor.

Anemia : Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobinas e ajudam em caso de anemia.

Pressão Arterial : Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

Cérebro : 200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

Obstipação : Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.

Dor de cabeça : Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

Cansaço matinal : Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Picadas de insetos : Quando for picado por um inseto, experimenta esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana. A irritação vai acabar.

Nervos : Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.

Úlceras : A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

Controle de temperatura: Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correta.

Fumar : As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Stress : O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

Cortes : De acordo com o 'New England Journal of Medicine', comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%! Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Acrescentado só uma coisinha, a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado 'jet leg'. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.
Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SALAMARIAS

Ola Galera
Da minha parte defino como perfeito.
Chegou o dia, tudo preparado nos dias anteriores, bike lavada, lubrificada, regulada, pronta para não ficar na mão. Na noite anterior os preparativos para o ciclista, roupa separada, óleo para corrente, maquina, ipod, gel, banana, óculos, boné, dinheiro, enfim, não faltou nada. Desjejum forte para ter energias e fui para praça.
Chegando la, já havia uma galera, pessoal chegando sem parar, as 08:10 h, o idealizador do passeio (César Augusto) pede um minuto de atenção, combinamos que iríamos devagar, e sempre que tivéssemos que mudar de estrada um ficaria esperando o outro chegar, já que a distancia grande dispersa muito o grupo. Desejou a todos um bom passeio e bom pedal etc, etc.
Partimos então para a estrada, eu sai emocionado com as palavras do nosso líder, demorei a poder pedalar bem tal era a emoção. Na sinaleira, entrei contra mão, pois tinha medido com o Google earth e tinha programado dobrar ali.
Fomos indo tranqüilo, media como programado em torno de 13 km/h o grupo mantivesse unido, sem atropelos, me parece que todos puderam acompanhar o ritmo sem problemas. Dia bonito, estrada boa, um bom bate papo com os amigos. Algumas paradas para podermos reunir o pessoal, era sempre bem vindo, aproveitávamos ai para fazer brincadeiras e darmos boas risadas, num clima descontraído como já é tradicional do nosso grupo. Alguns botaram as bikes na garupa dos carros, mas a grande maioria foi pedalando até la.
A chegada no restaurante renderam alguns comentários, pois ele esta a esquerda na estrada, no final de uma descida, e os ciclistas costumam liberar os freios para aproveitar as descidas para aumentar a media e poupar energias, com isto alguns quase passaram pelo restaurante de viagem, outros quase se bateram devido às freadas dos da frente para entrar à esquerda.
Umas cachacinhas, e cerveja enquanto aguardávamos o almoço deixaram o clima mais descontraído ainda, eu já lubrifiquei a corrente deixando tudo pronto para a volta.
Fomos ver alguns objetos no terceiro andar do restaurante, que é tipo um museu, voltamos la para fora e mais uns minutos e o almoço esta servido, muito bem servido, gostoso e a vontade. Isto e mais o pedal até o meio dia me descontrolou o meu sistema de saciedade, não pude nem comer o pudim que tanto adoro. Após o almoço fomos para fora e deitei embaixo de um pinheiro, numa cama improvisada pela Iti.
Na hora combinada para sair me deu preguiça, o sol forte, o estomago cheio, fizeram a minha cabeça e desisti de voltar pedalando. Coloquei a bike no carro do Chico (Gigante Bike), e fui de carona com o Pinga. Sem antes comprar pinga e salame.
Bom confesso que apesar de ver as fotos do pessoal na cascata me deu certo arrependimento de não ter voltado com o grupo, mas confesso também que o sol, e o estomago sobrecarregado, foi o melhor procedimento, um farto almoço não combina com o pedal.
Vamos aguardar a próxima, tentarei ser mais comedido para fazer o que me propus , pedalar.
Gostaria de parabenizar o Igor, pela condução do grupo, como já disse antes foi perfeito, pois ele conseguiu fazer um passeio (que era o propósito), aonde todos puderam participar conjuntamente. Cabelo também procurou apoiar e orientar o pessoal, e a todos os amigos que la estiveram.
Obrigado também ao Miguel, pelas fotos e filmagem, e acredito que a Iti também vai colaborar , pois tirou também muitas fotos. Agradecemos também ao nosso costumaz colaborador Eduardo Fabiani, que intermediou a remessa de fotos tiradas pela Magda e Luiz (carro de apoio).












FOTOS MIGUEL QUEVEDO FOTOS PEDAL NA NOITE FOTOS EDUARDO FABIANI
FILMAGEM MIGUEL QUEVEDO

sábado, 23 de outubro de 2010

Trilha 23 10 2010


Ola Galera
Hoje a tarde dei uma ida até Coxilha de Speed, resolvi dar uma poupada no corpo para amanhã.
Mas uma galera foi até pulador dar uma olhada nos preparativos da Batalha do Pulador.
A foto peguei no blog do Lorenzini, quem quiser ver o relato e fotos acesse o blog Lorenzini.
Até.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PEDAL DAS QUARTAS

OLA GALERA
NO LADO ESQUERDO ESTAMOS FAZENDO UMA ENQUETE PARA HORARIO DE PEDAL DE QUARTA FEIRA. POR FAVOR RESPONDAM OS QUE VÃO REALMENTE PEDALAR.
ABRAÇOS
XYKO

Salamarias

As fotos estão 10, e esta dupla junto da um capitulo a parte.
Vejam todas as fotos clicando na maquina que esta no fim da matéria.






ESPELHO, ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS BONITO QUE EU?



OLA GALERA
O PESSOAL ESTA SE PUXANDO PARA QUE TUDO SAI PERFEITO VEJAM SÓ.
O César Augusto na organização, contatos e divulgação.
O Chico (Gigante Bike), arrecadando a grana para pagar o almoço.
Igor e Sandro checando roteiro e elaboração de planilhas.
Portanto não deixem de participar, reservas e pagamentos até amanhã, com numero limitado de pessoas la na Gigante Bike, vamos la.


Vejam o relato do Sandro sobre ontem.

Eu e o Igor fizemos o roteiro ontem, tudo OK com as orientações, com um velocímetro aferido pelo Google Earth, ou GPS, é barbada.
Quanto ao percurso:
Roteiro com lindas paisagens, muita coisa para se parar, admirar e fotografar.
Grau de dificuldade:
Em uma escala de 1 a 10, dou 7.
Cuidados:
Logo no início, tem alguns trechos com brita nas decidas antes de chegar a Capinzal.
Decidas traiçoeiras com curvas acentuadas, pedras soltas pelo caminho e com valetas, em uma delas quebrei 3 raios da roda traseira.
As estradas, principalmente as de Marau, estão bem conservadas, se manter a direita ajuda, pois os veículos aparecem do nada e com certa velocidade.
É época de colheita e plantio, bastante movimento de máquinas agrícolas.
Distâncias:
36,8 Km de ida;
36,0 Km de volta, contando início e final na Mãe Preta.
Link para download das orientações:
http://www.4shared.com/file/NPE44kiO/Salamarias.html


Fotos do percurso:
http://picasaweb.google.com/114568903702855789670/PreviewRotaDasSalamarias1820102010#
Com mais algumas orientações na legenda de algumas fotos.

Bom pedal a todos.
Fotos Sandro Kusma

Kusma.

PEDAL NA NOITE 20 10 2010

OLA GALERA
Ontem, uma bela noite para o pedal, jantei, e parti, passando a sete em direção a praça da mãe a bike arrastou pneu como se estivesse freando. Levei um tempo para poder por em movimento de novo, mas sem condições para o pedal. Cheguei na praça sómente o Rudi e Vanessa a postos, eram 20:03. Rapido papo, relatei o problema e subi que o Chico (Gigante Bike ) estava trabalhando, corri até la o mais rapido que a bike permitia, chamei o Chico que gentilmente largou o que estava fazendo e veio em meu socorro. O que achei que seria uma simples regulagem no cubo traseiro, resultou num baita serviço. Ainda bem que com a pratica do Chico e boa vontade ele resolveu logo, trocamos o eixo, fixamos o tal do STOP, que foi o X do problema, no fim abrimos todo o cubo, graxa especial para resistir agua, limpeza, conserto de retentor e etc.
Sai da Gigante Bike , (ia dizer sai do Chico), umas 09:20 liguei para o Rudi pela segunda vez, a primeira para dizer que partissem sem me esperar , e a segunda para saber aonde estavam.
Estavam voltando do Rodeio, me toquei para aquelas bandas, dali a pouco passa por mim o Cabelo a mil, quando ve que era eu, deu uma segurada e fomos até alcançar o povo, na presidente vargas, perto do trevo de acesso a Roselandia. Estavam já em oito ciclistas, viemos até o posto do Refrigerante, bate papo e simbora.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ROTA DAS SALAMARIAS - Marau




OLA GALERA
Nosso promoteur de eventos César Augusto renova lembrete e convite para Salamarias
Veja detalhes enviados pelo próprio.

ROTA DAS SALAMARIAS - Marau
Em 24 de Outubro

Agora está confirmado: o passeio até a Rota das Salamarias em Marau será dia 24 de Outubro, um domingo, mas para não deixar a família em casa, será aos moldes do Pulador, ou seja: vamos de bike e a família de automóvel.
O almoço será na Cantina Salamaria Camera Ristoranti, a primeira ao sair da RS e entrar na Rota. Indo de automóvel de Passo Fundo pela RS 324 (toda recuperada) PASSE O PRIMEIRO TREVO DE ACESSO A MARAU, e fique atento, à tua esquerda estará a Transportadora Serra Azul, ali, olhe para a direita e entre seguindo a PLACA DE INDICAÇÃO da Rota turística. A 1,6 km estará a cantina.
Para quem for de bike, estimamos a Saída:
Praça da Mãe, 08h00min (tolerancia 10 minutos)
Almoço: 12h15min
Regresso: 14h30min
LEMBRETE: Será horário de verão
Serão, aproximadamente, uns 45km de pedal para chegarmos lá, via Santa Marta/ Capinzal, depois, o retorno, outros 45km vindo por São Caetano, Três Serros, São Valentim e São Roque. Para quem quiser, o percurso de bike poderá ser somente de ida, desmontando a magrela e voltando no carro de seu familiar.
O almoço é comida típica italiana: massa, galeto, carne de porco assada, polenta, salame, queijos, fortaia, tortéi, polenta brustolada, saladas, etc.... ao custo de R$ 18,00 por pessoa.
As inscrições com o pagamento do almoço serão realizadas, como de costume, na GIGANTE BIKE e estarão abertas até o dia 22, sexta feira, 19hs

No Blog do Pedal tem fotos do acesso via ERS asfaltada.

domingo, 17 de outubro de 2010

PEDAL 16 10 2010

Ola Galera
Segue o relato do pedal de sabado enviado pelo César, a corneta é porque quando eu sei que vai chover eu não vou.
De qualquer forma obrigado ao César.
Agradecemos também ao Eduardo Fabiani pelas fotos e o mapa feito pelo GPS. Para ver todas as fotos é só clicar na maquina, e na rota feita clicar no logo do "google maps"ambos nesta pagina.

Sr Presidente, segue minha obrigação, já que em dias de chuva tem uma turminha que fica vendo o Caldeirão do Hulk...

Um abraço

Reforça nesta semana a necessidade da inscrição para o almoço da Salamaria
Vejam detalhes deste passeio aqui

César
......
A pedalada de sábado saiu com um bom grupo. Muito embora alguns pensassem em escapar da chuva, foi inevitável. O roteiro foi pelo Tchê Acquapark, Encruzilhada do Despacho e dalí, à esquerda, para a Transbrasiliana, já batizada de Transbrasichuva, pois tem sido frequente em dias de chuvarada passarmos por lá.Totalizamos 40km. De saída, dois pneus furados, o de César e da bicicleta de Iti , o nordestino (não confundir com a esposa do Pinga). Com isto o grupo não esperou, ficando para trás cinco ciclistas, César, Miguel, Ronaldo, Eduardo e Gibão, além de Kruel que retornou pelas proximidades do acquapark. Neste grupo, até paramos para tirar fotos, e mesmo a uma média de 17km/h não encontramos mais o grupo da frente, o qual, pelo jeito, queria escapar da chuva. Fizemos uma parada no posto Carga Pesada para aliviar o barro das bikes, mas desta vez, sem graspa. As fotos são por conta do Eduardo.

Fotos Eduardo Fabiani

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PEDAL ATÉ CAPINGUI, RESERVA DO IBDF

Uma dica Galera:
Para os que cansam, ou não aguentam uma volta destas sigam a idéias do quera ai de baixo.

















Ola Galera
Como ganhei uma hora para a partida, acordei tranqüilo, sem correrias, às oito horas estava na praça da mãe, o lugar combinado de sempre.
A galera em grande numero também estava la, pelas minhas contas mais de vinte pessoas. Horário combinado, 10 minutos de tolerância e o Organizador, levantador de roteiro, chefe geral Igor Segat deu a partida. Um pequeno estresse pelo atraso de alguns mas no fim tudo tranqüilo. O roteiro como pode ser visto nas imagens do GPS nos leva a uma estrada ao lado da UPF, ali encontramos com mais um pessoal e seguimos, um pedal rápido nos leva a irmos galgando o longo trajeto que nos espera. A galera vai fazendo pequenas paradas para reagruparmo-nos, perto da Efrica alguns retornam, cansados pela distancia e velocidade que o grupo impõe. A distancia grande não permite muitas paradas e media muito baixa. No primeiro pneu furado entrei numa fria, fui abastecer a caramanhola de água, porém não achei o lugar , fiquei esperando fora da rota, quando vi o pessoal dobrando bem antes do lugar aonde eu estava sai atrás do pessoal.
Fui pedalando forte para alcançar o grupo, mas parava seguido para tirar fotos, umas inclusive foi de uns cavalos como podem ver. Já chegando no grupo, errei numa curva e fui reto por outra estrada, depois de um tempo e pegando uma bela descida, vi que estava errado, retornei e la fui de novo, tentando alcançar o povo. Nestas alturas chegamos em Mato Castelhano, o pessoal já la estava, comendo e tomando muito liquido.
Depois de abastecidos fomos até o IBDF, veio um guarda nos receber, preenchemos uma ficha e seguimos pelo meio da mata, numas estradas no meio do mato. A certa altura saímos do mato, passamos pela península e outros condomínios que ali tem. Fizemos um laço a certa altura, isto é uma volta e retornando praticamente no mesmo lugar e continuamos. Mais dois , no total três pneus furados fizeram o grupo ir dando um tempo, aproveitando estas paradas para tentar amenizar o cansaço, eu particularmente no final estava bem cansado.
Perto do Clube Comercial eu, Cesar, Miguel e Tiago combinamos dar uma entrada no clube para tomar uns líquidos, a cerveja estava no ponto, desceu que parecia uma água.
Para finalizar erramos o caminho dentro da cidade, saindo no bairro Petrópolis, o restante do grupo foi até um posto para também comemorar.
Chegando em casa a primeira coisa feita foi tirar um cochilo, banho e trabalhar até as vinte uma horas para deixar a reportagem do pedal praticamente pronto.
Abraço e até as Sal amarias dia 24 de outubro , um domingo, passeio programado para ser feito em família.
Vejam detalhes aqui.

Nossos agradecimentos ao Igor que fez um passeio perfeito, ao Rudinei que mandou umas fotos e ao Miguel que vai mandar . rsrsrs.















































Fotos Pedal na Noite Fotos Rudnei Pimentel Fotos Miguel Quevedo