Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Alberto Contador esta fora.

Olá Galera
Vejam esta.

O ciclista espanhol Alberto Contador está fora do Tour de France 2012 e dos Jogos Olímpicos de Londres depois da decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de suspendê-lo pela presença de clembuterol em um exame antidoping.
Com essa sentença, ele não poderá voltar a concorrer até o dia 6 de agosto. Pela resolução da CAS, Contador fica suspenso por dois anos retroativo a 25 de janeiro de 2011, ao que é preciso diminuir o período de suspensão provisório que ele já cumpriu entre 2010 e 2011.
Isto quer dizer que a suspensão vencerá em 5 de agosto e que o corredor poderá voltar a competir no dia seguinte.
Contador tem a possibilidade de recorrer diante dos tribunais ordinários suíços, embora a CAS represente a última instância esportiva.
'É possível recorrer ao Tribunal Federal Suíço, mas o recurso não terá efeitos suspensivos sobre a punição, a não ser que assim determine o tribunal', explicou o secretário-geral da corte, Matthieu Reeb, que informou que o prazo para o recurso é de 30 dias.
Esta seria a única via aberta para que o corredor tenha a possibilidade de participar do Tour e dos Jogos Olímpicos.
Como consequência da decisão, o ciclista perderá o título de vencedor do Tour de France de 2010, assim como os demais prêmios ganhos em competições posteriores a 25 de janeiro de 2011.
A CAS deve pronunciar-se ainda sobre outro procedimento paralelo, uma demanda movida pela União de Ciclismo Internacional (UCI) de impor multa a Contador de 2.485.000 euros.
O Tribunal deu validade à tese da UCI e da Agência Mundial Antidoping (Wada) de que o mais razoável é que o positivo do ciclista espanhol foi causado por uma transfusão sanguínea ou pelo consumo de um suplemento nutritivo contaminado.
A defesa de Contador argumentou que a presença de clembuterol no sangue do ciclista foi consequência do consumo de carne contaminada adquirida na Espanha pelo cozinheiro da Astana, a equipe com o qual competia na época. EFE

LINHA DO TEMPO
Julho 2010: Encontrada a susbstância Clenbuterol numa amostra de sangue coletada no segundo descanso da Volta da França
Julho 2010: Quatro dias depois da coleta, o espanhol supera Andy Schleck e conquista o terceiro título na Volta da França
Setembro 2010: Contador revela que a substância foi encontrada e culpa um bife que havia comido dias antes da  do exame
Janeiro 2011: O presidente da Federação Espanhola de Ciclismo sugere um ano de suspensão
Janeiro 2011: Contador afirma para a imprensa que desistirá do esporte se tiver sua apelação negada
Fevereiro 2011: O Primeiro Ministro da Espanha apoia o atleta pelo twitter, enquanto que a Federação Espanhola de Ciclismo o libera das acusações
Março 2011: A UCI e a WADA (World Anti-Doping Agency) apelam contra a decisão da Federação Espanhola e levam o caso para a Corte de Arbitragem do Esporte (CAS)
Maio 2011: Contador vence o Giro d’Italia pela segunda vez
Novembro 2011: Contador entrega as provas de defesa na audiência
Fevereiro 2012: CAS suspende Contador por dois anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome
email