Ola pessoal
Gostaria de abordar alguns assuntos que podem até gerar alguma polemica, mas acredito eu que se faz necessário aborda-los.
- Falta de preparo. Nas trilhas de sábado tem aparecido eventualmente pessoas para participar sem condições físicas. A volta de sábado pode girar de 25 até 50 km, num ritmo meio rápido, portanto antes de participar sugiro que a pessoa faça uma auto avaliação, pois a 20 km distante da cidade a pessoa começa a ter cãibras , e ou fadiga fica complicado.
- Falta de equipamento. Muita gente aparece sem equipamentos de segurança e para manutenção de sua bicicleta, tem bikes que não tem sistema de blocagem(sistema rápido de aperto), nas rodas , bancos e etc.Necessitando ter chaves de boca e etc. Quem tem sistema de blocagem não leva estas chaves e portanto , quem a necessitar pode ficar numa situação muito difícil, sendo necessário então avaliar o minimo de ferramentas para a manutenção da própria bike.
- Roupas e agasalhos. Os dias frios estão se aproximando, portanto mesmo que pelas 15hs a temperatura esteja agradável , ao se aproximar a tardinha a temperatura cai bastante, e quem leva agasalho leva para usar e não para emprestar aos desavisados.
- Ajuda a outros. Este na minha opinião é o mais polemico de todos, pois tenho visto o pessoal ter problemas mecânicos, pneu furado, queda e etc. Mas tenho visto que cada vez mais a uma certa falta de companheirismo. A pessoa não fica sozinha, mas o grande grupo geralmente vai embora. Qual o modo certo? Vamos fazer uma enquete logo logo para tirar algumas conclusões.
- Se alguém quiser abordar mais algum assunto logo abaixo tem um lugar para postar comentários, façam participe.
Sugiro que os pedais de quarta sejam da forma como estão, "mais liberais", claro que sempre se pedindo para usar capacete e demais itens de segurança e então, tornar os pedais de sábado a tarde para um grupo um pouco mais fechado, formando um grupo de pedal com cadastro, carteirinha etc... para fazer parte deste grupo de sábado, o ciclista deverá apresentar bicicleta em condições... ferramentas, blocagem, além dos outros equipamentos já citados. Assim quando houver pneus furados, aguardamos o ciclista consertar com SUAS ferramentas e não estaremos aguardando aqueles que vão despreparados. Estes sintam-se convidados para o pedal de quarta onde qualquer furo estarão perto de casa!
ResponderExcluirColegas:
ResponderExcluirO assunto abordado é muito pertinente.
Acredito que deva haver um companheirismo, porém existem alguns limites.
Quando nos propomos a andar no sábado a idéia é a de que façamos um percurso extenso e com algumas dificuldades.
O que ocorre é que com os dias mais curtos, mesmo saindo as 3 h muitas vezes voltamos noite para casa pois alguns ciclistas sem muito preparo atrasam o passeio.
Sou da opinião que no momento da decisão sobre qual o caminho que será feito naquele sábado as pessoas decidam. Se estão bem preparadas vão junto, caso contrário podem fazer outro circuito.
O uso de equipamentos deve ser obrigatório. O grupo pode decidir se que não está de capacete ou agasalhado de maneira adequada poderá acompanhar aquele passeio.