Uma tendência mundial toma força no Brasil, principalmente pelas bandas de São Paulo. São as bikes de aro 29".Elas são usadas nas bikes de MTB, que traduzindo, seriam bikes de montanha. Na real aqui em nossa região usamos a Mtb como uma bike de todo terreno, na cidade, no asfalto, nas estradas e trilhas de terra.
As bikes speed, ou estradeiras, por sua vez, utilizam a muito tempo um aro de maior diâmetro, que é o aro 700 com 622 mm de diâmetro. Pois o aro 29, que tem 29 polegadas de diâmetro tem os mesmos 622 mm, convertendo polegadas para milimétrico.
Quais são as vantagens e desvantagens
disto?
As MTBs evoluíram
muito com o passar dos anos, hoje possuem quadros reforçados de alumínio ou fibra de carbono, pneus mais grossos com cravos que
possibilitam uma melhor tração em diversos tipos de terreno; freios a
disco hidráulicos, suspensão traseira e/ou dianteira, pedais de
encaixe, pneus tubeless e um número muito maior de marchas.
“De lá pra cá o
único componente que, até recentemente, não havia sofrido nenhuma modificação
foi o diâmetro das rodas que normalmente tem 26”. “Na última década começaram a
surgir bicicletas que usam rodas com o diâmetro de 29”. Segundo Gary Fisher, as rodas 26” só
foram adotadas no MTB por pura coincidência pois na época do surgimento das
MTBs as rodas 26” eram as mais comuns no mercado.
Muito se debate a
respeito dos prós e os contras desse tipo de bicicleta, mas os puristas do MTB
têm que admitir as 29ers, como são chamadas essas bicicletas com rodas
maiores tem se tornado cada vez mais comuns a ponto de algumas equipes de MTB
adotarem exclusivamente esse tipo de bicicleta e mais as 29ers começam a ser presença cada vez mais comum nos pódios das
Etapas do Circuito Mundial de MTB.
Segundo alguns
ciclistas que competem profissionalmente dizem que em percursos tecnicamente
difíceis a maior superfície de contato com o chão
da mais tração. Com isso você não tem que brecar tanto
nas curvas e consegue manter o momento. É
quase como ter uma suspensão extra e com isso você
não se cansa tanto... Em
qualquer situação acima de 5km/h as
29ers são mais rápidas”.Vantagens das 29er:
- Menor ângulo de ataque: com um diâmetro maior as rodas dissipam melhor as oscilações verticais dos buracos e obstáculos. Andar em uma aro 29 é quase ter uma suspensão extra.
- Maior superfície de contato com o chão o que melhora a aderência nas curvas, tração nas subidas e nas frenagens. Em superfícies “soltas” (loose surface) rodas maiores são uma real vantagem.
- Rodas maiores mantém o momentum mais fácil: Quanto maior a velocidade mais fácil fica de manter o momentum.
- As 29er são mais confortáveis e com isso cansam menos os ciclistas.
-
Desvantagens das 29ers:
- Rodas maiores sempre serão mais pesadas.
- Rodas maiores demoram mais para acelerar.
- A distância entre eixo pode ser maior numa bike 29” do que em uma bike 26” o que faz com que a bike seja um pouco mais lenta em situações extremamente travadas.
- Ainda não existem muitas opções de suspensões e pneus para as 29ers.
- Faça a sua opção, mas não deixe de pedalar, com qualquer aro que seja.
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