Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

domingo, 9 de agosto de 2009

ASSADURAS NO AUDAX



Como estamos em vespera de fazermos o Audax 100, vamos dar algumas dicas de como evitar as assaduras após as pedaladas .
É muito comum ao pedalarmos longas horas o aparecimento de assaduras ou irritação na área de contato com o selim. Se você é iniciante , possivelmente sentirá dores nessa regiao após pedalar. Isso é normal.
O remédio para evitar esse incômodo das dores é aumentar gradativamente sua quilometragem e, após algum tempo, você não mais sentirá dores. Já a irritação da pele e as assaduras... até mesmo campeões de ciclismo padecem disso.
Veja algumas dicas que a Pedal na Noite preparou para você.
Posicionamente correto no selim, se ele estiver alto demais vai fazer com que você “rebole” aumentando o atrito e a irritação da pele, o correto é ele ficar paralelo com o solo ou com a ponta ligeiramente apontada pra baixo. Prefira selins com gel e com a abertura para o períneo são mais confortáveis e ajudam a evitar as assaduras.
Se você já está com a área ao redor dos genitais irritada aplique uma pomada antibiótica à base de neomicina (Baycuten ou Drenison por ex.) para tratar ou evitar a infecção da área. Deixe de pedalar por alguns dias até a completa cura do local.
Para alguns atletas aplicar vaselina antes de pedalar pode prevenir assaduras. Existem também alguns cremes específicos para isso, como é o caso do Chamois Butter, mas eu realmente presto muita atençao na bermuda que utilizo (forro) e no selim apropriado.
Isso aconteceu devido ao atrito em a pele/roupa/pelos e a proliferação de bactérias que tendem a procriar rápido em ambientes como este! Especialmente com a umidade e suor, bactérias adoram!
Para reduzir o atrito você pode preventivamente espalhar a pomada Hipoglós na pele na área de contato com o selim. Existem também produtos importados - como o Chamois Butter - específicos para essa finalidade. Podem ser encontrados nas boas bike shops.
Um boa bermuda com uma almofada que seja bem macia e confortável, de preferência feita com tecido que mantenha seu corpo seco. Lembre-se que bactérias adoram umidade.
Lave-se bem antes de uma pedalada. Ambiente limpo inibe a procriação de bactérias. Depois da pedalada, tome um belo banho, dispensando especial atenção à esta área. Qualquer sinal de irritação, espalhe pomada Hipoglós novamente.
Mantenha suas bermudas limpas. Lave-a depois do uso.
Verifique seu selim. Ele deve estar nivelado paralelo ao chão - ou ligeiramente inclinado para baixo - e sua altura deve estar correta. Ao passar pelo ponto morto inferior, seu joelho deve ficar levemente dobrado, selim muito alto faz com que você "rebole" ao pedalar e aumenta a fricção com o selim.
Se preferir use um selim com aplicações de gel, bem comum nos dias de hoje. Evite aquelas capas de gel, pois tendem a ficar balançando sob seu corpo e aumentam a chance de irritação. Se não puder comprar um bom selim com gel, compre pelo menos uma boa bermuda almofadada.
Mantenha a área ao redor dos genitais depilada para eliminar o atrito entre os pelos e a pele.Normalmente o responsável pela irritação é essa fricção. Os pêlos também propiciam a proliferação de bactérias.
Se chover toda a situação pode piorar , recomendo levar mais de uma bermuda, se for uma chuva rapida e for possivel, seque as partes, e ponha uma bermuda seca.
Em caso de uma irritação que aumente de tamanho, procure logo um dermatologista para se tratar. Você não vai querer ficar sem pedalar. Ou vai?

2 comentários:

nome
email