Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

domingo, 9 de agosto de 2009

Dicas para pedalar no frio


Galera, quando estiver frio mesmo, usem o seguinte:
1) Por baixo, uma camisa de ciclismo ou dry fit, que é para o suor passar e não ficar em contato com o corpo
2) Por cima dessa, uma camiseta comum de malha de algodão. A camiseta de algodão tem espaços entre as fibras onde o calor gerado pelo corpo vai ficar retido. É o mesmo princípio que faz com que as blusas de lã sejam quentes. Não tem problema ela ficar molhada, porque tem a camisa de ciclismo embaixo para impedir que fique em contato com o corpo, mas você pode usar uma camisa de ciclismo que tenha um tecido com mais espaço para segurar o ar (tem tecidos mais "lisos" e tecidos mais "furadinhos"). Mas a de algodão é um pouco mais quente.
3) Por cima dessa de algodão, use uma blusa que não deixe o vento entrar. Isso é para evitar que o ar quente, que está na malha de algodão, seja levado pelo vento. O ideal é uma jaqueta corta-vento, mas pode ser por exemplo uma blusa daquelas de motocross de manga comprida, que já ajuda. O melhor mesmo é usar uma jaqueta apropriada para ciclismo, daquelas que tem aberturas para deixar o suor evaporar. Algumas corta-vento tem um tecido com orifícios pequenos o suficiente para não deixar água entrar em caso de chuva, mas com tamanho suficiente para deixar o suor evaporado sair.Calça de ciclismo ajuda bastante, aquela coisa esquenta bem. Vale a pena usar uma sunga por baixo da calça de ciclismo, (cueca pode dar assadura por causa do atrito, o material da sunga causa menos atrito). Duas meias também é bom, porque o pé gela.Se no meio do caminho você vir que está frio demais e você não está com roupa suficiente, forre a blusa com jornal, de preferência entre uma blusa e outra para ele não ficar em contato com a pele. Vai ficar ensopado, mas esquenta bem. O efeito é o mesmo da blusa de malha: ele tem bastante espaço entre as fibras para conservar o ar quente. Dá pra usar até nos pés se precisar.
4) Na cabeça embaixo do capacete eu coloco uma bala clava, tipo aquelas de ninja, tenho uma de algodão que não é tão quente , e uma de lã, porém esta somente para dias muito frio, pois senão é suor na certa o que acaba ficando umido, e caso haja uma parada o suor quase congela.
5) Um protetor labial, tipo manteiga de cacau e um creme para o rosto, ajudam a não ressecar a pele.
Ah, quase esqueço: luva de dedo longo (luva fechada) também é importante. Se você ficar com os dedos rígidos pelo frio, pode não conseguir frear com a rapidez ou força necessária numa situação de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome
email