Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mountain bike apresenta lesões mais específicas



Hoje encontramos várias formas de ciclismo: de rua, estrada, montanhas, bicicleta estacionária, dentre outros. Podemos dizer que a bike estacionária é a que menos apresenta risco de lesões, quando acompanhada por um profissional.As lesões que são típicas de praticantes de ciclismo, seja ele indoor (Spinning, RPM, Cycling Indoor e outros) ou o ciclismo de rua. Na maioria das vezes, as lesões ocorrem por estresse de treinamento (overtraining) em ciclistas de competição ou tendinites (patelar, banda ílio-tibial) quando ocorrem erros nos ajustes das bicicletas, com banco muito alto, sapatilhas rodadas; dores lombares devido à biomecânica do atleta na bike, tendinites no tendão de Aquiles. Não podemos esquecer das luxações, no ombro principalmente, devido à tentativa do atleta em diminuir o impacto nas quedas ou quando a bike cai por cima dele.No mountain bike ocorrem muitas escoriações por quedas, fraturas, estiramentos musculares, dentre outros. Quando a bicicleta esta mal adaptada ao atleta, o índice de lesões aumenta consideravelmente: selim alto, quadro grande, sapatilha errada, guidon muito à frente. Estes pequenos detalhes podem contribuir para que as dores apareçam, sejam elas no joelho, região lombar e/ou tornozelo.Lesões - Relativamente raras em incidência, mais causada por traumas diretos, overuse de treino ou ajuste ruim da bicicleta.
Dor Anterior no Joelho (síndrome patelo femoral): dor de início insidioso na região peri ou retropatelar que se agrava em determinadas atividades, por exemplo, subir e descer escadas. Ela ocorre quando há aumento súbito de treino, retração da musculatura que age no joelho (mais comuns quadríceps) e também quando há fraqueza destas mesmas musculaturas.
Tendinite Patelar: dor ao longo do tendão, mais comum ocorrer no pólo inferior da patela.
Síndrome da Banda Íleo Tibial: dor na região lateral do joelho, comum em atletas de corrida, esta dor é causada pela fricção da banda no epicôndilo lateral, mais comum nos ângulos entre 30 e 45.Para um bom ajuste de sua bike, procure a orientação especializada e faça um BikeFit, isto é, modelar a bike conforme seu biótipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome
email