HORARIOS E SAIDAS PEDAL NA NOITE QUARTAS FEIRAS 19:30 HS SABADO TRILHAS 15:00H SAIDA PRAÇA DA MAE
Marcadores
AUDAX
(53)
CAPE EPIC
(18)
CAUSOS
(5)
CICLOTURISMO
(121)
Costa Verde e Mar
(2)
CURIOSIDADES
(56)
DICAS
(44)
EVENTOS
(22)
FOTOS
(27)
MANUTENÇÃO
(6)
NOTICIAS
(358)
PEDAL NA NOITE
(142)
Tour de France
(14)
TREINO
(10)
TRILHAS
(285)
VALE EUROPEU
(11)
VIDEOS DICAS
(20)
VIDEOS FORA DA CASA
(86)
Serra do Corvo Branco
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Mountain bike apresenta lesões mais específicas
Hoje encontramos várias formas de ciclismo: de rua, estrada, montanhas, bicicleta estacionária, dentre outros. Podemos dizer que a bike estacionária é a que menos apresenta risco de lesões, quando acompanhada por um profissional.As lesões que são típicas de praticantes de ciclismo, seja ele indoor (Spinning, RPM, Cycling Indoor e outros) ou o ciclismo de rua. Na maioria das vezes, as lesões ocorrem por estresse de treinamento (overtraining) em ciclistas de competição ou tendinites (patelar, banda ílio-tibial) quando ocorrem erros nos ajustes das bicicletas, com banco muito alto, sapatilhas rodadas; dores lombares devido à biomecânica do atleta na bike, tendinites no tendão de Aquiles. Não podemos esquecer das luxações, no ombro principalmente, devido à tentativa do atleta em diminuir o impacto nas quedas ou quando a bike cai por cima dele.No mountain bike ocorrem muitas escoriações por quedas, fraturas, estiramentos musculares, dentre outros. Quando a bicicleta esta mal adaptada ao atleta, o índice de lesões aumenta consideravelmente: selim alto, quadro grande, sapatilha errada, guidon muito à frente. Estes pequenos detalhes podem contribuir para que as dores apareçam, sejam elas no joelho, região lombar e/ou tornozelo.Lesões - Relativamente raras em incidência, mais causada por traumas diretos, overuse de treino ou ajuste ruim da bicicleta.
Dor Anterior no Joelho (síndrome patelo femoral): dor de início insidioso na região peri ou retropatelar que se agrava em determinadas atividades, por exemplo, subir e descer escadas. Ela ocorre quando há aumento súbito de treino, retração da musculatura que age no joelho (mais comuns quadríceps) e também quando há fraqueza destas mesmas musculaturas.
Tendinite Patelar: dor ao longo do tendão, mais comum ocorrer no pólo inferior da patela.
Síndrome da Banda Íleo Tibial: dor na região lateral do joelho, comum em atletas de corrida, esta dor é causada pela fricção da banda no epicôndilo lateral, mais comum nos ângulos entre 30 e 45.Para um bom ajuste de sua bike, procure a orientação especializada e faça um BikeFit, isto é, modelar a bike conforme seu biótipo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
nome
email